Engavetamento deixa dois feridos em Porto Real
10 de outubro de 2013
Rodoviários elegem nova diretoria neste sábado em Volta Redonda
12 de outubro de 2013


Sanear segue com revisão do plano de saneamento básico

Área rural deverá ser foco de mais investimentos

A prefeitura, através da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), realizou, na última semana, mais uma reunião de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que vem sendo feita pela empresa Vallenge Consultoria Projetos e Obras Ltda. O objetivo do encontro, que reuniu moradores e entidades, foi estabelecer metas e um planejamento para a universalização dos serviços de água, esgoto e drenagem urbana.

De acordo com o presidente da SANEAR, José Renato Bruno, na reunião, realizada no Colégio Marechal Souza Dantas, no Centro, foram apresentadas e discutidas propostas para o saneamento básico nos próximos 25 anos, que serão encaminhadas à empresa que está elaborando o novo plano.

– Discutimos pontos importantes para toda a cidade, no que diz respeito à água, esgoto e drenagem. Estamos juntando todo este trabalho de mobilização social aos estudos técnicos para o fechamento do plano – comenta José Renato.

A participação popular tem um papel importante na formulação de propostas para a revisão do Plano de Saneamento Básico. O cidadão pode opinar sobre os serviços de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais urbana.

 

De acordo com José Renato, a elaboração do documento passa por três etapas: em primeiro lugar, será feito um Diagnóstico da situação dos sistemas de água, esgoto e drenagem urbana do município; em segundo lugar, a Visão de Futuro, na qual serão estabelecidas metas e um planejamento visando à universalização dos serviços; e em terceiro lugar, está a elaboração do Plano de Saneamento Básico, com o estudo de viabilidade econômica e financeira.

Na primeira etapa, foram distribuídos questionários para as comunidades, com a finalidade de diagnosticar os problemas do setor, identificando demandas de expansão e melhoria dos serviços.

Esses questionários serviram de base para o diagnóstico, que está sendo concluído pela empresa. A necessidade de mais investimentos na área rural do município já foi um dos assuntos apontados pela população.

– Na área considerada urbana, já temos uma boa cobertura no que diz respeito ao abastecimento de água e tratamento de esgoto. Agora, os esforços públicos tendem a apontar a área rural como foco dos investimentos – destaca o presidente José Renato.

Após a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, serão marcadas audiências públicas para apresentação do documento à população.

REVISÃO – A empresa Vallenge Consultoria foi contratada por meio de um convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente, sob a intermediação da AGEVAP (Associação Pró-gestão de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). Os levantamentos são acompanhados por uma equipe técnica, composta por funcionários da SANEAR, da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), das secretarias municipais de Obras, Planejamento e Saúde, além de um representante da concessionária Águas das Agulhas Negras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *