Bazuca é apreendida no bairro Paraíso de Cima em Barra Mansa
7 de novembro de 2013
Momento Literário: homenagem a Vinícius de Moraes
9 de novembro de 2013


Volta Redonda e Santo André unidos pela música

Professores e músicos do município paulista se encantam com o Projeto Volta Redonda Cidade da Música

Um grupo de 10 professores de música e 2 coordenadores dos projetos educacionais da cidade paulista de Santo André (SP),  entre eles o regente da Orquestra Sinfônica de Santo André, o maestro Carlos Moreno, visitaram algumas escolas municipais, a futura sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música – em fase final de construção na Avenida Graham Bell, no bairro Vila Mury, que será concluída em dezembro próximo – e compareceram a um encontro no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.

“Encantados, fantástico, é maravilhoso e nós viemos buscar este saber, buscar este conhecimento com quem é referência, para a gente aprender”, resumiu a gerente de projetos de Educação de Santo André, Cláudia Cristina Felician Lima.

O prefeito Neto ouviu atentamente as ponderações do grupo e respondeu que estava honrado com a visita de professores e músicos paulistas que trabalham com o projeto Música na Escola e lhes deu uma série de informações sobre os projetos para a Melhor Idade que atende 20 mil pessoas.

Além disso, Neto citou os desfiles carnavalescos no Bloco da Vida, passeios anuais turísticos para os idosos, aulas de hipismo, informática, artes e capoeira, ressaltando o atendimento diário de 5 mil pessoas que procuram as consultas especializadas para a saúde na Policlínica da Cidadania, que funciona no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira – onde o grupo foi conhecer os projetos na área de saúde e educação.  

Referência Mundial – Os professores e coordenadores do projeto de música de Santo André foram recepcionados pela secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, Tetê, junto com o maestro Nicolau Martins de Oliveira, idealizador do projeto Volta Redonda Cidade da Música e a pianista e regente da Orquestra de Cordas e do Coro Infanto-Juvenil e Misto, Sarah Higino.  O maestro Carlos Moreno não poupou elogios ao projeto e ao seu idealizador:

 “Eu trabalhei em Volta Redonda por 8 anos antes de ir para Santo André, já conheço o projeto onde trabalhei na formação da primeira turma de violinos. O maestro Nicolau é hoje uma referência mundial no trabalho de educação musical  que realiza aqui”, afirmou o maestro. 

A gerente dos projetos de Educação de Santo André, Cláudia Lima, disse que o projeto na sua cidade de Música na Escola começou há cerca de 5 meses e atende cerca de 1.500  alunos: “Não existe nada melhor do que trazer os professores para conhecer o que é referência nesse trabalho musical com as crianças. Nós estamos orgulhosos de poder estar em Volta Redonda para ter esses conhecimentos, porque a música com crianças ajuda no desenvolvimento global com as crianças, contribui para desenvolver  a parte emotiva, a sensibilidade, a sua intelectualidade. Agradecemos também ao carinho, a atenção que nos foi dada”, enfatizou.

Segundo ela, o projeto atende os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais da sua cidade. O município paulista tem cerca de 36 mil alunos, 35 escolas e 10 centros educacionais na sua rede. Na parte adulta, tem 2 mil alunos no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Cláudia Lima fez também elogios aos uniformes que os alunos das escolas municipais estavam usando quando da visita a essas escolas da Fevre e do município – Colégio Getúlio Vargas, a Escola Municipal Maria José Campos Costa, Escola Municipal Bahia, Colégio Getúlio Vargas. Antes de ir conhecer a sede do Projeto Cidade da Música na Vila Mury, passaram pelo Estádio da Cidadania para conhecer os projetos de Saúde Pública, Educação a Distância e Academia da Vida para a Melhor Idade.

Um acordo verbal foi feito entre o prefeito Neto e o maestro Carlos Moreno da Orquestra Sinfônica de Santo André. Daqui um ano haverá um encontro de alunos de música da cidade paulista com estudantes do projeto Volta Redonda Cidade da Música. O encontro musical será no dia da inauguração do auditório e teatro do Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal. O prefeito informou que o teatro em construção do Colégio Getúlio Vargas ficará muito bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *