Colisão deixa mulher ferida na RJ-125 em Paty do Alferes
16 de janeiro de 2014
Homem baleado no Dom Bosco morre no hospital
18 de janeiro de 2014


Smac realiza formatura de curso de capacitação para ex-flanelinhas

Formatura do projeto Cidadão VR com 37 alunos aconteceu na quarta-feira no auditório da prefeitura

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizou nesta quarta-feira (dia 15), no Auditório da PMVR a formatura da terceira turma do Projeto Cidadão VR, que oferece curso profissionalizante para os flanelinhas que atuavam nas ruas da cidade. Na cerimônia foram formados 37 alunos que tiveram aulas práticas e teóricas durante dois meses no Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube. O prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, a coordenadora do projeto, Cátia Maria Silvério, o delegado da 93ª Delegacia de Policia, Antônio Furtado, o presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), José Luis de Sá, o coordenador do CQP, Pedro Tavares e o deputado estadual Nelson Gonçalves participam da cerimônia e entregaram os certificados aos formandos.

Nos primeiros 15 dias do curso os flanelinhas tiveram aulas sobre cidadania, higiene, comportamento e orientações para conseguir um emprego formal. Nos outros 45 dias, eles tiveram aulas práticas e teóricas dos cursos de pintor, pedreiro e maçariqueiro e soldador.  Os participantes receberam uniformes, café da manhã, almoço, cesta básica, vale transporte e bolsa aprendizagem mensal de R$ 500.

Com este terceiro curso, os flanelinhas ganharam uma nova oportunidade para entrar no mercado de trabalho, segundo explicou o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco. “É uma oportunidade que estes trabalhadores ganham para conseguir um emprego formal, com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas” disse o secretário, ressaltando que a partir desta quinta-feira (dia 16) os flanelinhas farão entrevistas em empresas já contatadas e selecionadas pela Smac.

O formando no curso de maçariqueiro Ivan Carlos Ribeiro, 38 anos, disse que trabalhava na Vila Santa Cecília desde os 15 anos de idade.  “Fiquei oito anos como flanelinha, depois me casei, e como fiquei novamente desempregado voltei para a rua. Com este curso vejo que a minha vida e da minha família vai mudar”, disse. Outro ex-flanelinha que também se formou no mesmo curso, Jonathan Lima, 21 anos, disse que a vida na rua era muito difícil e que com a oportunidade do emprego tudo vai ser melhor. “Esta chance bateu na minha porta e quero vencer. É um projeto muito bom da prefeitura. Para a Praça Brasil não volto mais”, afirma.

O delegado Antônio Furtado falou que estava muito feliz em ver mais uma turma se formando e disse saber que para alcançar uma vida melhor todos devem vencer os desafios. “Minha alegria hoje é ver o sorriso no rosto de vocês, com esta oportunidade que a prefeitura oferece. Vocês agora trilham no caminho e devem colocar em prática tudo que aprenderam para conseguir um emprego e se manter nele”, aconselhou o delegado.

O prefeito Antônio Francisco Neto frisou que o foco principal do projeto é garantir o emprego para todos os participantes do curso. “Todos vocês terão uma oportunidade. Já temos os contatos com as empresas e as entrevistas e as contratações vão começar amanhã. Em 30 dias, todos que quiserem realmente trabalhar, vão estar empregados e com carteira assinada, que é muito melhor”, discursou o prefeito, que aproveitou para elogiar o empenho da equipe da Smac pela efetivação do Cidadão VR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *