Polícia prende casal com 195 sacolés de cocaína em Paraíba do Sul
23 de janeiro de 2014
Caminhão-baú tomba na Lúcio Meira em Vassouras
25 de janeiro de 2014


Prefeitura de Barra do Piraí implanta a 1ª Residência Terapêutica

Com o objetivo de dar um lar aos pacientes com doenças mentais que não possuem mais vínculos familiares, tirá-los dos hospitais psiquiátricos e inseri-los na sociedade, foi realizado na tarde desta terça-feira, 21, um Chá de Panelas da 1ª Residência Terapêutica de Barra do Piraí. A residência vai funcionar na Rua Professor José Costa, nº133, no Centro. A inauguração do espaço será em meados de fevereiro, com a abertura da casa para os primeiros quatro moradores.

A casa tem capacidade para oito moradores e contará com cinco cuidadores, que foram treinados pela equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde.        Rosemir de Sousa, que será um dos moradores da residência, falou animado sobre a sala de artes, um espaço de lazer. “Estou animado para morar aqui, a casa está muito bonita. Eu gosto de fazer artesanato e vai ser bom para passar o tempo”, afirmou.

Ítalo Gomes, coordenador de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, participou ativamente da implantação da casa e contou sobre a residência. “O nosso objetivo é promover a independência dos pacientes, que agora são moradores, para que eles tenham uma vida normal. Eles terão a rotina deles como sempre foi, a diferença é que agora eles têm um ponto de referência, um lar”, comparou Ítalo.

A Residência Terapêutica faz parte da política de Saúde Mental do Ministério da Saúde e sua implantação era de extrema importância para o município. Renato Ferreira, coordenador do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, contou do sentimento de ver o sonho da casa se concretizando. “É um sentimento de conquista, não posso nem falar muito, pois eu me emociono. Foram quatro anos tentando implantar a residência e agora conseguimos. Nós contamos com todo o apoio da gestão atual”, concluiu Renato.

A secretaria de Saúde Miriam Mendonça destacou a interação dos pacientes com os convidados no Chá de Panelas.  “É uma conquista muito grande para o município. Foi um trabalho de toda equipe da saúde, especialmente do Departamento de Saúde Mental, estão todos de parabéns.      

No evento de hoje vimos o mais importante, os pacientes interagindo com a sociedade, nos recebendo em sua casa”, afirmou Miriam.

O prefeito Jorge Babo também participou do evento e enfatizou a criação de um lar para os moradores. “Eu tive uma surpresa quando estava acompanhando a etapa final das obras. A casa está linda, foi um trabalho realizado com muito zelo. Nós não estamos apenas fazendo uma Residência Terapêutica, nós estamos construindo um lar, esta é a diferença deste governo. Temos um governo preocupado com o cidadão barrense, com o dinheiro público e como ele será aplicado. Muitas outras conquistas estão por vir”, comemorou o prefeito.

Além do secretariado e representantes da secretaria de Saúde, também estiveram presentes ao evento os vereadores Tim, Magiole, Gustavo Guy, Pedrinho ADL e Pastor Brum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *