Polícia prende homem que invadiu residência
9 de maio de 2014
Jovem é baleado no Minerlândia
11 de maio de 2014


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta ?Uma Noite de Ópera?, na Igreja Matriz de São Sebastião

A OSBM faz seu terceiro concerto oficial da temporada 2014, com grandes clássicos da ópera, como Mozart e Beethoven, no dia 13 de maio.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, após apresentar um concerto aclamado de rock, realiza neste mês uma viagem ao mundo da ópera, demonstrando mais uma vez sua versatilidade e capacidade técnica. O concerto temático “Uma Noite de Ópera”, é o terceiro da temporada oficial da OSBM e acontece na próxima terça-feira, dia 13 de maio, na Igreja Matriz de São Sebastião, às 20h00, com entrada gratuita.

Para realizar este grande concerto de ópera, a Orquestra recebe como solista convidado o barítono Igor Vieira, para interpretar, com sua voz profunda, as obras executadas pela OSBM sob a regência do Maestro Helder Trefzger.

O repertório do concerto “Uma Noite na Ópera” foi pensado de forma que o público reconhecesse algumas das obras executas, tornando o concerto mais próximo do público. Assim, foram inseridos grandes clássicos da ópera, que de alguma maneira já fizeram parte da vida do público, seja por filmes, novelas, propagandas. Serão executadas pela Orquestra trechos da ópera “Bodas de Fígaro”, de Mozart  e da ópera “Carmen”, de Bizet. Faz parte do programa, ainda, a “Canção do Pierrot”, que faz parte da ópera “A Cidade Morta”, proibida por Adolf Hitler, somente permitida após o fim da Segunda Guerra Mundial. Para finalizar com um grande clássico, a “Sétima Sinfonia” de Beethoven, também faz parte do programa.

O solista convidado Igor Vieira é carioca e fez sua estreia profissional aos 17 anos, interpretando Dancairo, na ópera “Carmen de Bizet”. O barítono tem em seu repertório profissional 73 papéis diferentes em óperas. Igor atuou com a San Francisco Opera, nos Estados Unidos, nas temporadas de 2010 e 2011, quando foi considerado  “a estrela da noite” pela Opera News Magazine.  Igor se destaca com seu trabalho, tendo recebido o Prêmio Margareth Tudor, por dois anos seguidos, e o Prêmio da Fundação Kaplan, ambos nos Estados Unidos.  Foi, ainda, o finalista mundial no V Concurso de Canto Luciano Pavarotti.

O Maestro Helder Trafzger, que irá reger a Orquestra nesta noite de ópera, é o maestro titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo, desde 1992. A formação do maestro teve início na Universidade de Brasília e terminou na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1990, Helder ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório de Moscou. No Brasil, o maestro já dirigiu como convidado diversas Orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O concerto “Uma Noite na Ópera”  é o terceiro da temporada oficial da OSBM, sendo os próximos concertos: “Imagens Campestres”, em junho, e “Ícones Nacionais”, em julho, para fechar a temporada do primeiro semestre de 2014. Este ano, a Orquestra ainda se apresenta no Festival Vale do Café e com o Balé Kirov, em sua temporada no Brasil.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Desde sua formação, a OSBM vem recebendo inúmeros elogios do público e da crítica, tendo se apresentado nos maiores palcos brasileiros, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Santa Izabel em Recife. A Orquestra se apresenta nos principais festivais de música do país: Festival Internacional de Campos do Jordão, Mostra Internacional de Música em Olinda – MIMO, Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro, Festival Música Nova de São Paulo, Festival do Vale do Café, Festival de Música Antiga em Juiz de Fora e, Rio International Cello Encounter.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *