Escadas rolantes e elevador passam por manutenção no Mercado Municipal
5 de agosto de 2014
Incêndio atinge galpão e três casas no bairro Califórnia
7 de agosto de 2014


Orquestra de Cordas participa de Festival Internacional de Violoncelos

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, do projeto Volta Redonda Cidade da Música, participa no próximo final de semana do 20º Rio International Cello Encounter – Festival Internacional de Violoncelos e Música Clássica do Brasil. De sábado (dia 9), a terça-feira (dia 12), os alunos do projeto participarão de ensaios, apresentação especial no Cine 9 de Abril e oficinas com grandes solistas brasileiros e ingleses. O festival tem a coordenação geral de violoncelista David Chew e a coordenação dos trabalhos com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda é da maestrina Sarah Higino e do maestro Nicolau Martins de Oliveira, idealizador e responsável pelo projeto Volta Redonda Cidade da Música.

Os trabalhos dos estudantes músicos começam sábado (dia 9), às 14 horas, no Cine 9 de abril, quando farão um ensaio geral para a apresentação especial de domingo (dia 10), às 10h30, no mesmo palco. O concerto da Orquestra de Cordas terá a participação do criador do Cello Encounter, o violoncelista David Chew (Inglaterra), e o brasileiro Rayane da Silva, que também participa com seu violoncelo.  No violino estará Haroutune Bedelian, e na viola o regente Dr. Russel Guyver (ambos da Inglaterra), além da cantora lírica brasileira Juliana Franco.  Juntamente com os alunos do projeto, com a regência da maestrina Sarah Higino, eles vão executar clássicos de Bach, Vivaldi, Britten, Tchaikovsky e Villa Lobos. A entrada do espetáculo é de graça e os convidados devem chegar antes do horário, pois o evento tem por hábito começar no horário programado.

Já na segunda-feira (dia 11), os alunos participam de oficinas com os músicos internacionais. Às 9 horas, eles terão, na sede do projeto Cidade da Música, na Rua Graham Bell, no bairro Vila Mury, um masterclass de violino, com Haroutune Bedelian, e música de câmara, com Lorna Griffty, e às 14 horas, oficina de violoncelo com David Haugey. Na terça-feira (dia 12), os músicos da Orquestra de Cordas e os solistas farão uma visita à Escola Municipal Maria José Campos Costa, no bairro volta Grande. A participação dos músicos em Volta Redonda será encerrada com um recital de violino e piano, às 15h30, também na sede do projeto Cidade da Música.

“A apresentação do Cine 9 de abril é considerada especial, pois será uma grande oportunidade do público assistir um espetáculo com padrão internacional. Nos orgulha muito fazer parte do Festival de Violoncelos. Os alunos estão muito motivados com esta oportunidade, que será um grande aprendizado para todos nós”, disse a maestrina Sarah Higino, lembrando que o ensino da música é levado a mais de 4 mil alunos das escolas municipais de Volta Redonda.

Cello Encounter – O Rio Cello foi criado em 1994 pelo violoncelista inglês  radicado no Brasil, David Chew, que foi condecorado pela rainha da Inglaterra pela sua atuação na música.  “Este ano o Festival de Violoncelos está completando 20 anos de luta e história e sempre traz muitas novidades, sempre gratuitas”, afirma Chew, completado que a cada ano, o projeto consegue atingir um público maior e diversificado. “Estamos presentes em diversas comunidades, onde acreditamos poder mudar através da educação musical a vida destas crianças”, afirma.

O Cello Encounter faz apresentações e workshops gratuitos em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, além de Cabo Frio, Volta Redonda, Barra Mansa e Fortaleza, sempre tendo o cello como personagem principal. “Procuramos manter a excelência e a versatilidade do festival, atingindo todos os públicos”, acrescenta o diretor. Desde a sua 1ª edição, em 1994, o Rio Cello já promoveu mais de 700 apresentações e 600 horas de workshops e masterclass, reunindo 10 mil músicos, 600 estudantes e jovens músicos para um público estimado de 350 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *