Polícia prende dois e apreende um menor suspeitos de tráfico em Volta Redonda
17 de novembro de 2014
Estudante briga com namorada e se mata em Pinheiral
19 de novembro de 2014


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em São Paulo com o Ballet Mariinsky (Ballet Kirov)

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua sua turnê com o Ballet Mariinsky. Depois de ser aplaudida de pé, no Theatro Municipal do Rio, por sua atuação junto à companhia de balé, a Orquestra vai a São Paulo, se apresentar com o Ballet Mariinsky, no Teatro Alfa.

Em São Paulo, a temporada inicia na quarta-feira, dia 19, e segue até sábado, dia 22. No sábado Ballet e Orquestra realizam duas sessões, concluindo cinco apresentações na capital paulista.

Durante a turnê, a Orquestra apresenta o balé “Corsário”, um dos maiores clássicos apresentados pelo Ballet Mariinsky, que traz para o Brasil sua produção completa: cenários e figurinos originais e a presença de seus solistas mais conhecidos: Ulyana Lopatkina, Oxana Skorik, Vladmir Shklyarov e Daniil Korsuntsev.

A união da força musical da Orquestra com a qualidade técnica, leveza dos bailarinos e imponência dos cenários do Ballet impressionou o público do Rio e pretende, agora, encantar os paulistas.

O Ballet Mariinsky foi fundado por volta de 1740, sendo a segunda escola de balé da Rússia. Nesta época seu nome era Ballet Kirov. Após o fim do governo soviético a companhia recebeu o nome de “Ballet Mariinski”, nome do teatro onde fica sua sede, mas internacionalmente ainda é conhecida como Ballet Kirov. A companhia é uma das mais respeitadas do mundo tendo em seu repertório mais de sessenta balés, como Giselle, o próprio Corsário, que será apresentado nesta turnê, e Scheherazade.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e suas atuações com companhias de balé

Esta é a terceira turnê que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza acompanhando um Ballet internacional. Em 2011, a OSBM fez seis apresentações do balé “O Lago dos Cisnes” com o próprio Ballet Kirov. Em 2012, foi a vez da Orquestra acompanhar o Ballet Scala de Milão em sua turnê pelo Brasil com o balé “Giselle”. Em 2015, a Orquestra completa dez anos e irá acompanhar o Balé Bolshoi em suas apresentações no Brasil.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Criada em 2005, a Orquestra já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Seus músicos atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. Este ano, a Orquestra já se apresentou com Jan Dumeé, Martti Rousi, Eugene Friesen, Simone Leitão, entre outros.

O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *