Mulher morre atropelada na Via Dutra em Resende
14 de fevereiro de 2015
Carnaval recebe um bom público em Barra Mansa
16 de fevereiro de 2015


BM Folia 2015 arrasta multidão na Joaquim Leite

O prefeito Jonas Marins entregou na noite deste sábado, dia 14, as chaves da cidade para o Rei  Momo e a Rainha do carnaval, abrindo oficialmente o BM Folia 2015, na Avenida Joaquim Leite. A festa arrastou uma multidão para o local, onde famílias inteiras deram um show de alegria, descontração e muita criatividade, mesmo debaixo de chuva.

A primeira atração a passar pela avenida foi  o tradicional Bloco do Boi. Antes, porém, bandas regionais animaram a matinê no Corredor Cultural, próximo ao Jardim das Preguiças (Parque Centenário), que será realizada todas as tardes de carnaval.

Jonas Marins disse da sua alegria em realizar o carnaval na avenida. “Essa era uma reivindicação dos foliões que não viajavam e queriam uma festa popular na Joaquim Leite. Foi com muito orgulho, que tiramos o evento do Parque da Cidade, onde as agremiações tinham dificuldade em exibir suas evoluções, e pelo terceiro ano consecutivo fazemos a festa no Centro da cidade”, destacou.

O prefeito também comentou sobre a diversidade etária contida no carnaval. “Nos dá um imenso prazer, ver que crianças, jovens, adultos e idosos estão aqui, prestigiando o nosso carnaval e se divertindo muito”.

A estimativa do superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, é de que pelo menos 15 mil pessoas passem pela avenida durante cada dia da festa. “Para isso, investimentos em infraestrutura, com banheiros químicos e segurança. Optamos por uma ornamentação mais simples, dentro na nossa realidade financeira, e pela garantia do conforto e segurança.  Para os foliões, que eventualmente, exagerarem, instalamos um Posto de Atendimento Médico, com quatro médicos, quatro enfermeiras, três leitos e uma UTI móvel completa”.

Durante todos os dias de folia, a festa no Centro será encerrada por volta de 01h, com o desligamento dos equipamentos de som. Na sequencia, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizam a higienização das ruas 

Um esquema especial de segurança foi planejado, com 50 agentes da Guarda Municipal para controlar o trânsito e proteger o patrimônio; 80 seguranças particulares  e o apoio das Polícias Civil e Militar. Ao todo, 120 policiais militares fardados e à paisana estarão atuando nas ruas.

Atrações da noite

Logo após o Bloco do Boi, entraram na avenida os blocos Vem que é de Graça; Ai Se Eu Te Pego, da Vila Ursulino; Arrastão do Povo, da Vista Alegre; Feliz da Vida, da Terceira Idade e o Bloco das Mulheres, idealizado pela primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Maria José Cézar.

A agremiação trouxe para a Joaquim Leite 180 integrantes, com abadá exibindo tema relacionado a importância da ocupação da mulher nos espaços de poder.

Esbanjando alegria

Jesus de Carvalho, 81 anos, deu um show à parte. Cantou, sambou e contagiou a avenida. “Desde os 17 anos brinco o carnaval. É um momento único e de muita alegria”, ressaltou.

Luciana dos Santos, moradora do Ano Bom, trouxe toda a família para a festa, desde a filha menor, com um ano de idade, até a sobrinha, de 14 anos.

Quem também aprovou a Folia BM 2015 foi o professor Guilherme Gonzaga. “O carnaval é do povo, então tem que ser realizado na rua”, disse.

Programação:

Dia 15 (domingo), no Centro

– 15h: Concurso de fantasias infantis (Corredor Cultural)

– 19h: Bloco Tô Que Tô

– 19h30: Bloco do Boi

– 20h: Bloco Chacrinha do Amanhã

– 21h: Bloco Se Vira Nos Trinta

– 22h: Desfile oficial G.R.E.S Império da Vila Maria

– 23h: Desfile oficial G.R.E.S Império de Saudade

Dia 16 (segunda-feira), no Centro

– 19h: Bloco do Boi

– 20h: Desfile oficial Bloco União de Samba de Floriano

– 21h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Acadêmicos da Periferia Leste

– 22h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Pulo do Sapo

– 23h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Império da Banda G

Dia 17 (terça-feira), no Centro

– 13h:Apuração do Carnaval (Corredor Cultural)

– 19h: Bloco Tô Que Tô

– 20h: Bloco do Boi

– 21h: Bloco Ai Se Eu Te Pego – Vila Ursulino

– 22h: Entrega dos troféus e premiação das campeãs do Carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *