Acidente envolve carro e moto na Beira-Rio
5 de março de 2015
Voltaço recebe o Macaé visando se manter no G-4
7 de março de 2015


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa celebra seus 10 anos

A OSBM comemora seu 10º aniversário em 2015 e inicia sua temporada oficial na Igreja de São Sebastião com um concerto repleto de clássicos.

O ano de 2015 é muito especial para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que completa dez anos de existência. Para comemorar esta data, a OSBM prepara para seu público, surpresas e apresentações ainda mais especiais. A temporada oficial da orquestra inicia na terça-feira, 10 de março, na Igreja Matriz de São Sebastião, às 20 horas, com entrada gratuita.

Através da temporada oficial, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa levar a Barra Mansa importantes músicos do cenário nacional e internacional. Realizando, assim, o desenvolvimento da cultura de concertos na cidade.

No primeiro concerto desta temporada especial, a orquestra preparou um repertório clássico com obras de Tchaikovsky, Schostakovich e Mendelssohn, compositores que revolucionaram a música em suas épocas. O programa traz músicas vibrantes para desencadear fortes emoções no público: “Abertura Festiva”, de Schostakovich; Concerto para Violino op. 64, de Mendelssohn, e Sinfonia nº 6 op. 74, de Tchaikovsky.

Regida por seu diretor artístico e maestro titular, Vantoil de Souza, a OSBM recebe como solista convidado o violinista e spalla da OSESP, Emmanuele Baldini. Filho de músicos, Baldini, nasceu cercado pelo ambiente musical em Tieste, na Itália. Desde a adolescência foi vencedor de importantes concursos internacionais e se apresentou em todas as salas de concertos as principais capitais europeias e da América Latina. Desde 2005 é spalla titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP.

Além da temporada oficial, a Orquestra Sinfônica realiza, durante o ano de comemoração ao seu 10º aniversário, diversas apresentações especiais. A OSBM se apresentará em concertos nas cidades vizinhas e nos bairros de Barra Mansa, aproximando ainda mais a população da música. Em junho, a OSBM acompanha o Balé Bolshoi  em sua turnê nacional, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *