Policiais apreendem jovem com drogas no Vale Verde
22 de agosto de 2015
Acidente deixa mata três e deixa dois feridos em Valença
24 de agosto de 2015


Biblioteca Pública de Volta Redonda tem horário ampliado

A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, ligada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda, recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões – realizado em parceria com o Governo do Estado – e foi totalmente reformada, sendo reaberta ao público no dia 22 de maio, em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto e do governador Luiz Fernando Pezão. Agora a biblioteca – que funciona no Memorial Getúlio Vargas, teve o seu horário de atendimento ampliado em uma hora nos dias de semana – funcionando de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira – e vai passar também a abrir aos sábados, de 8h ao meio-dia.

A coordenadora da Biblioteca Raul de Leoni, Danielle Bianca Chiaradia, afirmou que os usuários aprovaram a reforma e as mudanças feitas na biblioteca, que foi totalmente revitalizada e teve o seu acervo de livros renovado, além de ganhar acessibilidade total, com a instalação de um elevador e a melhoria da rampa já existente.

 “A população ganhou uma moderna biblioteca toda reformada, climatizada, que está passando por um processo de informatização com o registro e a catalogação de todo o acervo disponível, antigos e novos livros que estão chegando. O elevador instalado, além das rampas existentes, garantem o acesso do público a todos os setores da nova biblioteca. Estamos ampliando em mais uma hora o horário de segunda a sexta e  funcionando aos sábados até o meio-dia para atender melhor o público”, afirmou a coordenadora, salientando que maioria do público é de estudantes, que procuram o local para fazer pesquisas, estudar, e usar a internet.

Segundo a auxiliar da coordenação, Sandra Maria Leopoldina, profissional com 20 anos de trabalho na biblioteca, o acervo contava com cerca de 13 mil livros, mas sofreu uma baixa em cerca de 1 mil livros, que retirados de circulação por más condições e que serão analisados para uma possível restauração no setor próprio. No entanto, mais de 3 mil livros foram doados a biblioteca pela Secretaria Estadual de Cultura e Museu da Imagem e do Som (MIS). “Estes livros serão registrados e catalogados antes de serem disponibilizados para o público. Estamos também fazendo a mudança do sistema manual para o novo, informatizado”, explicou Sônia.

A Biblioteca Raul de Leoni conta com cerca de 10 funcionários para atender o público e realizar os serviços administrativos. O restaurador de livros é o funcionário Nilo Sérgio Reis de Souza, que tem uma sala própria para a restauração dos livros.

CADASTRO – O cadastro de usuários da biblioteca já conta com 23 mil pessoas. Para se cdastrar, basta apresentar uma foto 3×4, comprovante de residência, identidade e preencher a ficha cadastral. Os usuários podem levar até três livros para casa, por um período de 15 dias. No caso dos livros didáticos, o prazo é de 10 dias. O regulamento da biblioteca determina ainda a suspensão por 30 a 60 dias  para quem atrasa a devolução da obra, no prazo de 10 a 30 dias. Se o livro for extraviado, o usuário terá que repor outro exemplar da obra ou livro similar  na categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *