José Maria com 170 votos pode assumir lugar de América Tereza
10 de dezembro de 2015
Assistência Social faz balanço anual de atendimentos
12 de dezembro de 2015


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa encerra temporada 2015 com ópera

A OSBM recebe a soprano Angelica de la Riva em seu concerto de dezembro, que encerra a temporada 2015.

A emoção dramática da ópera toma conta da Igreja Matriz de São Sebastião, na próxima terça-feira (15). A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência do maestro Vantoil de Souza, encerra a temporada em comemoração aos seus 10 anos, recebendo a soprano Angelica de la Riva para uma noite de ópera, a partir de 20 horas.

A soprano Angelica de la Riva é a convidada da OSBM para tornar a noite de ópera completa. Angelica é reconhecida por seu trabalho de divulgação da música clássica brasileira ao redor do mundo. Recentemente foi aclamada pela crítica ao protagonizar a opera monodrama Las Horas Vacias, de Ricardo Llorca, no Lincoln Center, em Nova Iorque. Sua voz onipresente e interpretação excepcional já encantaram os quatro cantos do mundo e agora é a vez de Barra Mansa apreciar seu talento.

O concerto “Ópera e Canções de Amor” inicia com a abertura de La Gazza Ladra, obra de Rossini, que se tornou popular por suas óperas. O programa do concerto continua com obras de Gounod, Verdi e Franz Léhar. Representando a música nacional, duas obras de Heictor Villa Lobos, Canção de Amor e Melodia Sentimental, duas das mais conhecidas obras do compositor. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa encerra o concerto com a Sinfonia nº4, de Tchaikovsky.

A temporada oficial da OSBM em 2015 foi marcada pelos programas ecléticos, a emoção pela comemoração dos dez anos da orquestra e a presença de importantes nomes do cenário musical nacional e mundial. Passaram este ano pela Igreja Matriz de São Sebastião, que se transforma em palco dos concertos da OSBM, maestros renomados, violinistas, violoncelistas, pianistas e trombonista que dividiram seu talento em concertos que emocionaram e encantaram o público. A orquestra mesclou obras consagradas, como a Sinfonia nº 1, de Gustav Mahler, uma das mais complexas da música clássica, à estreias mundiais e trilhas de cinema. O ano de 2015 fica marcado como um ano de comemorações, mas também de inúmeros desafios para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que o encerra ao som da ópera.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Em 2015, a orquestra completa dez anos de existência, colecionando ao longo de sua história apresentações nas mais importantes salas do país e reconhecimento nacional por sua qualidade musical.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Além da OSBM, o projeto investe na criação de grupos de diferentes estilos musicas, ampliando sua diversidade e alcance. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

Concerto Ópera e Canções de Amor

Data: 15 de dezembro (terça-feira)

Horário: 20h00

Local: Igreja Matriz de São Sebastião

Solista: Angelica de la Riva, soprano

Regência: Maestro Vantoil de Souza

Programa:

Abertura de La Gazza Ladra – Rossini

Ária das Jóias – Gounod

Addio del passato – Verdi

Meine Lippen – Legar

Canções de Amor – Villa Lobos

Melodia Sentimental – Villa Lobos

Sinfonia nº 4 –Tchaikovsky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *