Polícia prende homem por tráfico em Três Rios
27 de agosto de 2016
Homem é assassinado no bairro Santo Agostinho
29 de agosto de 2016


XII Seminário Municipal da Educação Infantil lota o Teatro Gacems

Cerca de 800 participantes se emocionaram com musical de alunos da rede de ensino e com palestra recheada de humor

Com uma animada plateia de professores e auxiliares de Educação Infantil da rede pública de ensino de Volta Redonda, o Teatro Gacems ficou lotado durante todo o XII Seminário Municipal de Educação Infantil. A abertura foi na manhã desta sexta-feira (dia 26). O tema do evento foi “Mudança de Postura”, incluindo palestra muito bem humorada com o professor Alexandre Camilo. De acordo com a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, o objetivo do seminário é promover uma reflexão, buscando recursos para aliar de maneira inteligente as emoções e a forma de se comunicar.

“A gente sabe que a Educação Infantil é a sementinha  plantada para que a criança deslanche na história escolar toda. Então, a gente investe muito na parte pedagógica. Hoje, a creche não é só para deixar a criança e ir trabalhar, ela tem um cunho pedagógico. Estamos buscando capacitar os nossos professores, enriquecer as práticas deles, para que a gente possa oferecer uma educação de qualidade”.

O seminário foi realizado em dois grupos (manhã e tarde), com um público de aproximadamente 800 participantes. A abertura do evento contou com um musical realizado pelos alunos do Centro Municipal de Educação Professora Mariana Bressan, que emocionou o público. As crianças representaram uma sala de aula tratando dos temas: Dengue, Olimpíadas e Inclusão.

“A outra edição com o Alexandre Camilo foi uma viagem no mundo da imaginação. Isso para as crianças é muito importante, porque a arte de contar história é uma vivência que traz muito aprendizado para elas”, disse a Diretora da Educação Infantil de Volta Redonda, Paula Cristina de Souza Silva.

Em seguida, foi a vez de o professor Alexandre Camilo subir ao palco e, com descontração e bom humor, iniciar sua segunda apresentação na cidade de Volta Redonda.

 “Estive aqui em 2014 para falar com os professores de Educação Infantil, e essa é a fase primordial, de 0 a 5 anos. Conversar com esses educadores é um momento poderoso, porque um educador nessa fase, em que está entusiasmado, está estimulado, ele produz muito mais. A gente está falando de 11 mil crianças, é a população de algumas cidades do interior. Então você tem um número enorme aqui em Volta Redonda e é uma responsabilidade muito grande equacionar tudo isso. O que eu quero passar para esses educadores é a importância de cada um deles estar preparado para ouvir, para incluir aquela criança, para aprender”, explicou o palestrante, destacando a importância do humor e da criatividade para esses profissionais.

“Eu digo sempre que contar histórias é a ferramenta mais poderosa que a gente tem. O próprio Jesus Cristo fazia isso. Quando ele queria se fazer entender, ele lançava mão de uma parábola. Quando você ri, você desarma. A criança é feliz e criativa por excelência. Todos nós fomos crianças e fomos criativos. A medida que vamos crescendo, a gente vai sendo tolhido e se torna um adulto sem graça, que fala que não tem criatividade. Quando você volta a ser criança, quando você se permite contar e ouvir história, você está trabalhando com o seu melhor, com a sua criatividade, com a sua criança interior”.

Em relação ao tema central do seminário, que era a mudança de postura, Alexandre Camilo explicou que todos os profissionais que trabalham com a Educação são importantes.

“Na escola, aquela pessoa que abre o portão, quem faz a merenda, são tão importantes quanto o educador. Se a gente não tem esse cuidado de cumprimentar, de chegar perto dessas pessoas, às vezes a gente cria problemas de comunicação. Hoje, eu também falo sobre isso: os problemas que a gente tem para se comunicar no dia a dia, que acabam tolhendo a criatividade”.

PALESTRANTE – Alexandre Camilo é formado em Artes Cênicas, pós-graduado em Teatro Brasileiro, consultor em RHD (Recursos Humanos Dramatizados), dramaturgo, ator e diretor. Camilo especializou-se em teatro aplicado à educação, psicodrama e PNL (Programação Neurolinguística). Ele é professor convidado do curso de Pós-Graduação em Educação Lúdica do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (SP) e desenvolve na Serasa Experian o Módulo de Comunicação no Mundo Corporativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *