Posto de combustível é assaltado e Levy Gasparian
15 de janeiro de 2017
Governador do Rio Grande do Norte vai pedir aumento do efetivo da Força Nacional
17 de janeiro de 2017


Lei Seca serve de modelo para 20 estados brasileiros

Operação já salvou a vida de mais de 2 milhões de motoristas

Há quase oito anos funcionando no Rio de Janeiro, a Operação Lei Seca é referência para 20 estados do Brasil. A operação é destaque por reduzir drasticamente as mortes no trânsito, contribuir no combate à impunidade aos crimes, além de promover a conscientização da sociedade para ampliar a segurança no trânsito e proteger vidas. Desde a sua criação, em março de 2009, a Operação Lei Seca já abordou 2.366.863 de motoristas: 454.643 foram multados, 88.624 veículos foram rebocados e 155.537 motoristas tiveram a CNH recolhida. O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, destacou os resultados da ação em entrevista ao D.O Notícias.

D.O Notícias – A Lei Seca completa oito anos em breve. Qual é o balanço deste trabalho?

Marco Andrade – O balanço é muito positivo. A Lei Seca interage no cotidiano das pessoas e isso fez com que o cidadão fluminense mudasse seus hábitos com relação a beber e dirigir.

D.O Notícias – Qual é o impacto da Operação Lei Seca no comportamento dos motoristas? Como os números comprovam essa transformação?

Andrade – Quando começamos a Lei Seca, 20% dos motoristas fiscalizados eram flagrados dirigindo sobre efeito de álcool. Hoje, a média é de 6,9%.

D.O Notícias – As ações educativas contam com o depoimento de cadeirantes vítimas do trânsito para conscientizar as pessoas. Esta presença reduziu o número de acidentes? Como pode impactar na vida dos motoristas e pedestres?

Andrade – Nossos agentes de educação são exemplos vivos do perigo que alertamos às pessoas, isso ajuda a sensibilizar de forma muito impactante.

D.O Notícias – Por que a Lei Seca é considerada referência para outros estados do Brasil?

Andrade – O Rio de Janeiro é protagonista neste tipo de política pública no país. Iniciamos as nossas ações em 2009 e nossos resultados e perenidade chamaram a atenção de outros 20 estados e duas comitivas internacionais.

D.O Notícias – Qual é a importância da Operação Verão, que foi iniciada há pouco mais de uma semana?

Andrade – Buscamos provocar uma mudança de comportamento nos cidadãos também durante o dia na saída das áreas de lazer: praias, cachoeiras e parques, durante o verão.

D.O Notícias – As ações para o Carnaval vão ser intensificadas?

Andrade – A Operação Verão se estende inclusive no período de Carnaval. Durante o Carnaval, trabalharemos com todo o nosso efetivo nas ruas entre sexta-feira e terça-feira, intensificando a fiscalização e, principalmente, levando para o público as ações educativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *