Aeronáutica informa que cinco pessoas estavam a bordo de avião em Paraty
19 de janeiro de 2017
Laudo constata que choque com queda de avião matou Teori Zavascki
21 de janeiro de 2017


Cidade Alegria se prepara contra aedes aegypti

Mutirão organizado pela Prefeitura vai vistoriar sete mil residências

O final de semana será de combate ao Aedes aegypti na Cidade Alegria. Um grande mutirão de limpeza, com a participação de cerca de 300 pessoas, entre agentes da Prefeitura, integrantes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Cruz Vermelha, além da sociedade civil, será realizado sábado e domingo nas ruas da região. Durante a operação, que terá início às 8 da manhã e seguirá até às 17h, cerca de sete mil residências serão vistoriadas. O objetivo é combater os focos do Aedes aegypti e prevenir doenças como dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, às 7 da manhã, antes do início do mutirão, que faz parte da campanha “10 minutos contra a dengue”, um carro fumacê percorrerá as ruas do bairro, enquanto os voluntários estiverem se preparando para o início da operação no Colégio Municipal Getúlio Vargas. Além dos 300 participantes, o mutirão também contará com o apoio de 10 caminhões e seis máquinas retroescavadeiras, que farão a retirada dos entulhos. Para o prefeito Diogo Balieiro, a participação da população será fundamental para o sucesso da iniciativa.

– Combater a dengue, a zika e a chikungnya é uma batalha que a Prefeitura não vai vencer sozinha. A participação da população é fundamental neste processo e requer apenas 10 minutos por semana. Durante este mutirão, por exemplo, é muito importante que cada morador inspecione sua casa e seu quintal e retire de lá todo material que possa acumular água parada e servir de criadouro para o mosquito – explica o prefeito, que participará do mutirão, ao lado do General de Divisão, André Luis Novaes Miranda.

Segundo Diogo Balieiro, a determinação é que os bairros localizados no entorno da Cidade Alegria, como o Nova Alegria, Jardim Beira Rio, Jardim Primavera e Toyota, entre outros, também sejam beneficiados pelas ações. O trabalho já vem sendo feito desde o início do ano, através de visitas regulares dos agentes de combate a endemias, que vistoriam as casas, coletam material para exames e orientam os moradores sobre os cuidados necessários. 

Reforço na internet – Além dos mutirões que serão realizados no fim de semana e das visitas regulares dos agentes de saúde, a Prefeitura também está usando a internet como ferramenta para auxiliar no combate à dengue, zika e chikungnya. Esta semana, entrou no ar no site oficial da Prefeitura (http://resende.rj.tempsite.ws/home/) uma página dedicada exclusivamente ao assunto, com informações atualizadas sobre o mosquito, sintomas das doenças, formas de prevenção e como denunciar focos do Aedes aegypti. A página traz ainda o calendário dos mutirões, e os endereços e telefones das unidades de saúde do município. A página de Facebook da Prefeitura também emite regularmente informações e medidas preventivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *