Barra Mansa fará parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
21 de março de 2017
Menor é flagrado com drogas dentro de um táxi na Lúcio Meira
23 de março de 2017


Rodrigo Drable reabre UTI Neonatal do Hospital da Mulher

Seis leitos neonatais serão disponibilizados à população

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, reabre nesta sexta-feira, dia 24, às 9 horas, a UTI Neonatal do Hospital da Mulher. A iniciativa permitirá que os bebês prematuros, abaixo do peso ou que apresentam outros problemas de saúde recebam tratamento humanizado próximo de sua mãe e dos demais familiares.

A unidade reabre suas portas ofertando à população seis leitos neonatais. Na avaliação do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o retorno das atividades da UTI Neonatal representa um grande ganho para as parturientes. “Em geral, as gestantes que dão a luz no Hospital da Mulher permanecem na unidade pelo período de três dias. Aquelas cujos bebês precisam de atendimento de UTI ficavam extremamente fragilizadas por terem seus filhos transferidos para a Santa Casa ou outras cidades do Estado. Isso abalava a saúde psicológica da paciente e também dificultava o aleitamento do bebê”, destacou o secretário, afirmando que a UTI Neonatal reduz os índices de mortalidade infantil no município.

O retorno das atividades da UTI também representa uma economia para os cofres públicos, já que a transferência dos bebês exigia a contratação de transporte especial, além de médico e enfermeiro para acompanhar a viagem. “Isso sem falar dos gastos dos familiares com o deslocamento para visitar o bebê em outra cidade”, completou Sérgio Gomes.

Para reabrir a UTI Neonatal a prefeitura efetuou um contrato emergencial, com duração de três meses. Neste período, a administração vai preparar uma licitação para atender a unidade.

A UTI Neonatal teve suas atividades paralisadas em setembro do ano passado, devido à falta de pagamento do governo municipal a OSs (Organização Social de Saúde) que administrava a unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *