Justiça de Volta Redonda suspende leilão do prédio do Hospital São Camilo
28 de novembro de 2017
Van da prefeitura de Barra do Piraí bate e deixa duas idosas feridas na Serra das Araras
28 de novembro de 2017


Projeto plantar forma 49 adolescentes em Resende

Após passarem por diversas oficinas e visitas de campo, alunos serão certificados nesta quinta, dia 30, no Horto Municipal

Quarenta e nove estudantes da rede pública de ensino, integrantes do projeto Oficina de Florestas, mantido pela Fundação Confiar, receberão nesta quinta-feira, dia 30, seus certificados de conclusão por terem participado do projeto “Plantar Florestas Para Colher Água”. Desenvolvido pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), o projeto é fruto de um convênio firmado em maio deste pela Prefeitura com a Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap). Ele prevê, além da formação dos adolescentes, a ampliação da produção e a revitalização do Horto Municipal.

 

A cerimônia de formatura dos adolescentes, que passaram por oito oficinas e diversas visitas de campo, será realizada às 9 da manhã, no Horto Municipal, localizado próximo ao aeroporto municipal. No total, foram 20 horas de capacitação durante as quais os adolescentes aprenderam a cuidar do meio ambiente com oficinas sobre coleta de sementes e produção de mudas; resíduos sólidos e reaproveitamento de materiais recicláveis; unidades de conservação; organização e funcionamento do Horto Municipal; recuperação de áreas degradadas; e cartografia social, entre outros temas.

Já entre as visitas de campo realizadas, estão uma incursão ao Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), onde os estudantes percorreram e avaliaram a trilha Bosque do Visconde e a prainha, e uma visita a Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, programada para a próxima quinta-feira, dia 30, após a solenidade de formatura. Nesta atividade, que será a última do curso, os alunos conhecerão a Pedra Sonora, um dos principais pontos turísticos da região, e visitarão o camping local.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosângela Vieira, membro da equipe técnica da AMAR, a capacitação dos adolescentes, alguns deles portadores de deficiência, envolveu seis profissionais, entre biólogos, engenheiros florestais, geógrafo e um comunicador, sendo que a oficina de cartografia social foi ministrada pelos alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), através do projeto Cachoeira.

Fórum de Educação Ambiental – A experiência de Resende com o desenvolvimento do projeto Plantar Florestas Para Colher Água colocou o nome da cidade em destaque no cenário nacional em setembro, quando o projeto participou do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado na Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *