Caminhão pega fogo em Angra dos Reis
5 de dezembro de 2017
Um final de ano de esperança para crianças atendidas pela SMAC
5 de dezembro de 2017


Volta Redonda quer se destacar no ‘Prefeito Empreendedor’

Prêmio do Sebrae reconhece as melhores políticas públicas de incentivo ao microempreendedor; etapa estadual acontece em 2018

A prefeitura de Volta Redonda participará em três categorias do projeto ‘Prefeito Empreendedor’, prêmio promovido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). São elas: ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios’, ‘Inovação e Sustentabilidade’ e ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI’. A definição foi feita durante uma reunião do Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento com prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, nesta terça-feira, dia 5, no Palácio 17 de Julho. O governo pode inscrever um projeto em cada categoria, conforme o regulamento do prêmio.

Dentro destas categorias, Samuca Silva destacou várias ações de incentivo aos microempreendedores e à economia de Volta Redonda como, por exemplo, a Lei do Livre Comércio; Rua de Compras; Sala do Empreendedor; Tarifa Comercial Zero; regularização dos ambulantes; centros gastronômicos e parcerias com cooperativas de catadores.

“São muitos projetos acontecendo em Volta Redonda que incentiva o microempreendedor, até porque essa é uma das nossas prioridades: a geração de emprego e renda. Antes, para se abrir uma empresa em Volta Redonda, levava-se mais de 70 dias; agora, dependendo do ramo, o alvará sai no mesmo dia, desburocratizamos o processo de abertura de um negócio. Retiramos a taxa de R$ 800 do MEI. Reabrimos o diálogo com a CSN. Por incrível que pareça, a prefeitura não conversava com a principal empresa da cidade. Estamos também pensando no Desenvolvimento Econômico no âmbito regional, com a criação de fórum das cidades do Sul Fluminense”, informou o prefeito.

O prêmio, que passou a ser a cada triênio, visa reconhecer os prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Esses projetos precisam ter contribuído, de forma efetiva, para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.

A disputa estadual acontecerá em 2018 e as inscrições já começaram e terminam no dia 6 de fevereiro. Nos meses de março e abril, uma banca formada por profissionais altamente qualificados, segundo Sebrae, avaliará cada projeto inscrito através de visitas nas cidades e entrevistas com os envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *