Resende intensifica vacinação contra Febre Amarela
17 de janeiro de 2018
Saúde divulga informe epidemiológico da febre amarela
17 de janeiro de 2018


Hemonúcleo de BM oferece vacina contra febre amarela a doadores

Hemonúcleo de Barra Mansa

Medida tem como objetivo evitar o desabastecimento do estoque de sangue, já que, quando uma pessoa recebe a vacina, ela fica impedida provisoriamente de doar sangue por quatro semanas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através de uma parceria entre o Hemonúcleo e o Setor de Imunização, inicia nesta quinta-feira, dia 18, uma campanha para aumentar o número de doadores de sangue na unidade. A medida busca evitar o desabastecimento de sangue, já que, quando uma pessoa recebe a vacina  contra a febre amarela, ela fica impedida provisoriamente de fazer a doação por quatro semanas.

Aproximadamente 30 mil pessoas já foram imunizadas durante os três primeiros dias da campanha antecipada contra a febre amarela, por isso, a tendência é que as doações diminuam refletindo no estoque de sangue.  Segundo o coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, a necessidade da unidade é receber diariamente 30 doadores. “Nosso objetivo é garantir o número de doações suficientes para suprir as necessidades dos hospitais que atendemos”, completa, reforçando que o sangue coletado no Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores.

O coordenador destaca que além da vacinação que impede a doação, pessoas que estiveram em locais de risco nos últimos 30 dias não poderão doar. “Moradores dos municípios afetados por casos confirmados de febre amarela e que não foram vacinados não poderão doar sangue, como por exemplo, moradores de Valença, e pessoas que vieram de São Paulo ou de outras áreas de risco”, alerta.

Barra Mansa hoje é referência no tratamento do câncer e cirurgias cardíacas, procedimentos que resultaram no aumento do uso de sangue e na necessidade de novos doadores. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados, cirurgias cardíacas e de vítimas de acidentes de trânsito”, afirma.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Se, no momento da triagem, a pessoa for considerada inapta para a doação a vacina estará garantida mesmo assim. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

Requisitos básicos para doar sangue

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Ter se vacinado contra a febre amarela a mais de 30 dias ou quatro semanas

» Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão contra a febre amarela em menos de 30 dias

» Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *