Cinco pessoas morrem de febre amarela no Estado do Rio
18 de janeiro de 2018
Abertas inscrições para a 28º Corrida de São Sebastião em Barra Mansa
18 de janeiro de 2018


Volta Redonda vai apresentar diagnóstico dos bairros sobre mobilidade urbana

Trânsito em Volta Redonda

Apresentação qualitativa irá acontecer durante 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana

Durante a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, que acontece nesta sexta-feira, dia 19, e sábado, dia 20, será apresentado aos participantes o diagnóstico qualitativa das demandas da população sobre mobilidade urbana. Os dados foram colhidos através de 21 encontros, feitos em diversas regiões da cidade, com a população. O motivo foi colher dados, receber demandas e sugestões de melhorias, visando a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda.

A 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana será realizada nesta sexta-feira, dia 19 (das 18h às 21h), e no sábado, dia 20 (das 8h às 11h), no auditório da Universidade Federal Fluminense (Uff), campus Aterrado. Durante o encontro, também serão eleitos os membros do Conelho Municipal de Mobilidade Urbana (Comutran).

Já o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, explicou que o Comutran vai fazer o controle social do Plano de Mobilidade Urbana. “Estamos construindo o plano de forma participativa. Fizemos encontros nos bairros para ouvir a população e agora vamos apresentar o diagnóstico com as maiores demandas. Através do Comutran, a população irá fazer a fiscalização e aplicação do PlanoMob”, explicou o secretário.

O secretário destacou ainda a importância de se ter políticas públicas efetivas para mobilidade urbana. “Durante os encontros, os moradores ainda tiveram a oportunidade de conhecer um diagnóstico sobre a mobilidade de Volta Redonda. Entre 2001 e 2015, a nossa população cresceu cerca de 7%, enquanto a frota de veículos aumento mais de 130%. Somos a cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais carros para cada 100 mil habitantes”, destacou.

O prefeito Samuca Silva ressaltou, por sua vez, que a 2ª Conferência de Mobilidade Urbana será uma ótima oportunidade para se debater a cidade. “Vamos criar políticas públicas para mobilidade urbana para os próximos 20 anos. Precisamos pensar a cidade para o presente e o futuro. Criamos agora o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Mas além da eleição para os membros do Comutran, nossa 2ª Conferência também será mais uma etapa da construção do Plano de Mobilidade Urbana”, disse.

Confira abaixo o número de veículos em Volta Redonda, conforme dados do ano de 2015 do DENATRAN.:

Dados sobre número de veículos em Volta Redonda (2015):

Automóvel: 91.189

Caminhão: 2.368

Caminhão trator: 312

Caminhonete: 6.560

Camioneta: 4.507

Micro-ônibus: 424

Motocicleta: 14.820

Motoneta: 2.106

Ônibus: 630

Trator de rodas: 7

Utilitário: 715

Outros:1.458

Total de veículos: 125.096

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *