Municípios recebem mais de R$ 18 milhões de ISS da NovaDutra em 2017
19 de janeiro de 2018
Mega Balcão de Direitos chega ao Grande Paraíso
19 de janeiro de 2018


Volta Redonda capacita agentes de microcrédito

Curso prepara funcionários da prefeitura que vão atuar em programa de suporte financeiro a microempreendedores individuais

Funcionários da prefeitura de Volta Redonda estão participando de capacitação para serem agentes de microcrédito da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro). O curso acontece na tarde desta quinta-feira, dia 18, e durante toda sexta-feira, dia 19, no Cederj. Esse é o primeiro passo para implantação do Programa de Microcrédito da AgeRio em Volta Redonda. O município foi o primeiro do estado a aderir ao programa, após assinatura de um acordo de cooperação técnica entre Banco VR de Fomento e AgeRio, no último dia 19 de dezembro.

Durante o curso, ministrado pelo gerente de Microcrédito da AgeRio, Bruno Bravo, os seis funcionários – cinco do Banco VR de Fomento e um da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – escolhidos para atuarem como agentes de microcrédito vão aprender sobre o serviço oferecido aos microempreendedores e como utilizar o sistema para completar a operação.

“A Agência de Fomento do Estado é uma instituição financeira para financiar projetos de investimento, que podem ser de pequeno ou grande porte. Para atender os microempreendedores, precisamos da parceria das prefeituras para ampliar os beneficiados no estado. Não temos como estar em todos os municípios”, explicou Bruno.

Ele continuou dizendo que o objetivo do programa é trazer a linha de crédito para os microempreendedores desde que o município assine o contrato de adesão. “Pelo programa, podemos financiar a compra de uma carrocinha de cachorro quente ou uma máquina de costura, dependendo do ramo do interessado”, exemplificou, lembrando que a AgeRio faz a avaliação final de crédito do cliente, se aprovado, garante o dinheiro e assume o risco em caso de inadimplência.

Em contrapartida, o município deve disponibilizar um espaço para atendimento ao público, equipamentos de informática (computador, impressora e infraestrutura básica para comunicação via internet), material de expediente e mobiliário e outros itens que se façam necessários à operacionalização do serviço dos agentes de crédito. “São eles os responsáveis pelo relacionamento e o primeiro atendimento das pessoas. Enviam a proposta e os documentos necessários por sistema online e nós fazemos a última avaliação”, concluiu Bruno Bravo.

De acordo com o gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky, a implantação do Programa de Microcrédito no município irá completar os serviços já disponibilizado pelo órgão. “Mais uma vez estamos saindo na frente e quem ganha com isso é a população de Volta Redonda. Agradeco ao Prefeito Samuca Silva e secretario Joselito pela dedicacao e apoio.” disse o gestor. Ele salientou que, após a capacitação dos funcionários, haverá uma reunião com o grupo de agentes para definir um plano de trabalho e implantar efetivamente o Programa de Microcrédito em Volta Redonda.

Para o prefeito Samuca Silva, sem instituições fortes o município não teria chegado tão longe. “O crescimento da cidade está ligado ao desenvolvimento econômico. Com planejamento e parcerias está sendo possível avançar. O programa da AgeRio vai permitir aos microempreendedores de Volta Redonda a possibilidade de fazer o seu negócio crescer”, disse o prefeito.

Gilson Machado, que fez o curso pelo Banco VR de Fomento, ressaltou que o trabalho do órgão já é voltado para os microempreendedores. “Formalizamos cerca de 30 novos MEI por mês e no ano passado fechamos com mais de 600 microempreendedores individuais. Já trabalho diretamente com esse público e será um prazer atendê-los e facilitar o acesso à linha de crédito”, afirmou.

Lindalva Moura, da SMDET, disse que adquirir conhecimento é sempre prazeroso e importante em toda profissão. “Nunca trabalhei com crédito, mas acho que me sentirei viabilizando sonhos”, acredita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *