Volta Redonda receberá corrida Federal Kids
26 de janeiro de 2018
Um final de semana especial no Zoológico de Volta Redonda
26 de janeiro de 2018


Hospital do Idoso tem tratamento de excelência para maiores de 60 anos

Nova unidade hospitalar recebe os treze primeiros internos, todos encaminhados  pelo Hospital Municipal Munir Rafful

Oferecer atendimento de referência aos moradores de Volta Redonda maiores de 60 anos. Esse é o objetivo do Hospital do Idoso, na Vila Santa Cecília. São 18 leitos, sala de estabilização, centro cirúrgico e consultórios ambulatoriais. O funcionamento segue orientações do Ministério da Saúde. A meta é, em breve, chegar aos 60 leitos e seis UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

Hoje, todos os internados no Hospital do Idoso são pacientes indicados pelo Hospital Municipal Munir Rafful (Hospital do Retiro), já que a nova unidade é uma extensão de atendimento à melhor idade do hospital.

“Temos que deixar claro para a população que o Hospital do Idoso não é uma unidade de portas abertas. Não oferece serviço de emergência, de pronto socorro. Todos os internos são encaminhados pelo Hospital Municipal Munir Rafful. A unidade é um braço do antigo Hospital do Retiro”, explicou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

Ainda de acordo com Alfredo, os pacientes estão chegando, inicialmente, do Hospital do Retiro, mas toda rede de urgência e emergência será contemplada com a oferta de vagas específicas para este público.

Para o prefeito Samuca Silva, a implantação do Hospital do Idoso mostra o respeito da nova gestão municipal com a terceira idade. “Na unidade há tratamento diferenciado para os que passaram dos 60 anos. Garantimos assistência individualizada e mais conforto nas acomodações”, disse Samuca, ressaltando que todos os quartos, a maioria individuais, têm televisão, ar condicionado e, o mais importante, cama para o acompanhante. “Na maioria dos casos, o acompanhante também é da terceira idade e também precisa de conforto”.

Pelo depoimento de Amilton da Silva, o Toquinho, morador do Volta Grande III, que acompanha a esposa, Maria Aparecida, que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o objetivo do Hospital do Idoso foi alcançado. “Minha esposa estava internada há mais de três meses no Hospital do Retiro e estamos aqui há quase duas semanas. Sempre tivemos toda assistência médica necessária, mas as instalações aqui dão mais conforto a ela e a mim. Além disso, o ambiente é mais calmo, com menos gente, temos mais atenção dos profissionais”, disse.

Jussara Adriana da Silva, moradora do Jardim Belmonte, também é só elogios à nova unidade. “Estou com minha mãe, Conceição, que é diabética e cuida de uma ferida na perna. Estamos no Hospital do Idoso há uma semana. Aqui temos mais privacidade e conforto”, afirmou.

O clínico geral, Ricardo André Guedes, que faz plantão no Hospital do Idoso, afirma que a unidade é exemplo de atendimento e único no serviço público. “Não tenho conhecimento de hospital com filosofia semelhante. Aqui, os idosos têm tratamento diferenciado, mais conforto para eles e familiares”, disse o médico que está na Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda desde 2009.

O Hospital do Idoso conta hoje com sete médicos que se revezam em plantões e 22 profissionais da enfermagem, sendo 13 técnicos, sete enfermeiros e dois diaristas. Além de oito funcionários administrativos e quatro controladores de acesso. Todos profissionais são da Rede Municipal de Saúde e foram remanejados para atuar no novo hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *