Polícia apreende pistola no distrito da Califórnia
31 de janeiro de 2018
Prefeitura de Volta Redonda avança no planejamento estratégico
31 de janeiro de 2018


Volta Redonda promove curso de educação popular em saúde

Aula inaugural foi nesta quarta-feira, dia 31, no UniFOA, Aterrado; público-alvo é formado por agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias

Profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda e de municípios vizinhos como Barra Mansa, Pinheiral, Barra do Piraí e Piraí iniciaram nesta quarta-feira, dia 31, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Volta Redonda disponibilizou 35 vagas e o público-alvo é formado, principalmente, por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias – de Vigilância em Saúde, que são profissionais que atuam na promoção da saúde dos cidadãos trabalhando a prevenção. Integrantes de movimentos sociais e da comunidade em geral também puderam se inscrever.

A capacitação discute conceitos para criação de políticas públicas de saúde, a importância da participação popular na construção dessas políticas, além de promover troca de experiências. “O público-alvo do curso é formado por profissionais que atuam diretamente com a população e conhecem suas necessidades”, disse Beatriz Campos, uma das instrutoras.

Segundo o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, aproximar o profissional de saúde da população é primordial para garantir o bom atendimento. “O profissional preparado colhe informações mais precisas das necessidades da população durante o atendimento. E só com esse retorno podemos criar políticas públicas de saúde que funcionam, de acordo com a nossa realidade”, afirmou.

O prefeito Samuca Silva ressalta que o curso prepara os profissionais para se tornarem multiplicadores sobre a importância da construção de práticas em saúde baseadas na análise crítica da realidade, com a participação direta da população. “O profissional capacitado atende melhor e leva as pessoas a participarem das ações pela saúde”, acredita.

A bióloga Maria Ferreira, que é de Barra Mansa, faz o curso para ajudar no trabalho que desenvolve com catadores de material reciclável. “Faço doutorado em Saúde Coletiva e curso de Saúde do Trabalhador, também pela Fiocruz. O meu objetivo aqui é melhorar a comunicação com as pessoas que auxilio. Muitos não têm uma educação formal, são até analfabetos funcionais. Então, acredito que pela educação popular melhoro a relação entre mim e eles e deles com a sociedade. Parabéns a Volta Redonda pelo curso”, afirmou.

O curso terá carga horária de 160 horas, incluindo 24 horas de trabalho de campo. Serão realizados 17 encontros entre os dias 31 de janeiro e 30 de maio, sempre às segundas-feiras. Todas as aulas teóricas serão no UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), campus Aterrado, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *