PRF recupera carro roubado na Via Dutra
9 de fevereiro de 2018
Unidade móvel do Procon estará em Porto Real nos próximos dias 19 e 20
9 de fevereiro de 2018


Academia da Vida promove baile de Carnaval no Centro Dia de Alzheimer

Marchinhas, samba enredo e muita animação tomaram conta do salão do Centro de Atendimento

Alunos da Academia da Vida fizeram nesta quinta-feira, dia 09, um baile de Carnaval para os usuários do Centro Dia de Atendimento aos Idosos com Alzheimer, no Aterrado. Marchinhas, samba enredo e muita animação tomaram conta do salão. O baile aconteceu na manhã da quarta-feira, dia 08. Victor dos Santos Freitas, coordenador do Centro de Alzheimer, destacou a importância da socialização dos idosos com os membros da Academia da Vida.

“Não tenho a menor dúvida que a apresentação da Academia da Vida ajuda no tratamento das pessoas, trazendo alegria, socialização e autoestima aos idosos”, frisou o coordenador.

A Academia da Vida levou 15 integrantes para animar a manhã dos pacientes do Centro. O sorriso dos integrantes mostra a satisfação de realizar a apresentações. Hormínio Gama Filho, o instrutor da academia, é uma troca de experiência entre as pessoas do Centro e os integrantes da Academia:

“São pessoas com a mesma idade. Nosso objetivo é sempre trazer alegria, diversão e cultura, gerando autoestima a eles que tem Alzheimer”, disse Gama Filho.

Jorge Pantaleão, de 88 anos, um dos foliões mais animados, é conhecido em Volta Redonda pela luta pelo bem-estar dos pacientes de Alzheimer da cidade. O maior incentivo dele é a sua própria esposa, a dona Maria, que tem a doença há 18 anos.

“Invertemos o papel. Antes, ela cuidava de mim e, agora, é a minha vez. E faço com prazer, tratando-a como uma majestade e uma criança ao mesmo tempo, com amor, carinho e estímulo – tripé do tratamento de Alzheimer”, comentou Pantaleão, que ainda se emociona mesmo depois de tantos anos. Hoje, ele é orientador social e instrutor de música no Centro Dia.

Centro Dia atende mais de 50 pessoas

Atualmente, o Centro Dia atende 52 usuários a partir dos 60 anos. O local foi criado para resgatar os vínculos familiares que ficam prejudicados com a sobrecarga de cuidados ao idoso, conforme explicou Victor Freitas, coordenador do Centro de Alzheimer.

“O Alzheimer é uma doença complicada porque os pacientes precisam de atenção por 24 horas. Com a Casa Dia, os familiares conseguem organizar suas vidas. O Centro é importantíssimo também para socializar os pacientes”, afirmou. O encaminhamento é feito pela equipe médica da Policlínica da Melhor Idade, que fica ao lado do Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *