Vereador pretende proibir atividade de flanelinhas em VR
9 de fevereiro de 2018
Sindicato Rural e SENAR vão promover capacitações para produtores rurais
9 de fevereiro de 2018


GMBM cria esquema especial para carnaval

Será proibida a comercialização de qualquer produto nas residências ou por ambulantes não cadastrados durante o desfile dos blocos de embalo; medida visa evitar os mesmos transtornos registrados no ano passado

Pensando no bem-estar e segurança dos participantes do carnaval em Barra Mansa, a Guarda Municipal (GM) criou um esquema especial para os dias de folia. A orientação dada aos 35 agentes da GM e 58 policiais militares que participarão da segurança na cidade nos dias de carnaval é que será proibida a comercialização de qualquer produto nas residências ou por ambulantes não cadastrados durante o desfile dos blocos de embalo nos próximos dias.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir (foto), a medida visa evitar os mesmos transtornos registrados no ano passado. “Em 2017, durante os eventos pré-carnavalescos e no próprio carnaval houve uma demanda muito maior do que os hospitais do município podiam suportar o que ocasionou em transtorno e prejuízo para a população”, explicou. De acordo com ele, mais de 140 adolescentes e jovens foram hospitalizados com coma alcoólico, além de acidentados e indivíduos sob efeito de overdose de drogas.

O objetivo da ação da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar é fazer valer a lei municipal nº 4612/2017 que estabelece normas na realização de eventos em Barra Mansa. “Muitos dos organizadores de eventos durante o carnaval não têm estrutura para a realização de eventos que uma grande massa de pessoas exige como: fornecimento de banheiros químicos, seguranças particulares e água para os participantes. Por isso, foi necessário criar um esquema de segurança para que ocorra tudo dentro da ordem”, ressaltou.

De acordo com o comandante, o foco principal da ação será no bairro Roberto Silveira, devido às ocorrências já registradas no local. Será criado um processo de ocupação dentro do bairro durante a saída do Bloco do Boi com o objetivo de coibir o comércio nas residências, uso do som alto e a venda de bebidas de forma indiscriminada. “Muitos moradores do bairro montam barracas e vendem bebidas de forma não ordenada. Só será permitido comércio por parte dos ambulantes já cadastrados na Fiscalização de Posturas da Secretaria de Ordem Pública. Além disso, está proibida a venda de bebidas em garrafas, só será autorizada a venda de latas ou em copos descartáveis”, enfatizou. No ano passado, segundo a GM foram recolhidas mais de 500 garrafas de bebida alcoólica nas ruas, o que poderia ser usado como arma durante brigas.

Joel enfatiza que quem desobedecer à lei municipal e prosseguir com o comércio dentro de casa poderá ser multado na inscrição do imóvel. Somente quem tem o alvará de funcionamento poderá exercer o comércio durante a realização dos blocos. “Os residentes que continuarem vendendo em suas casas será multado na inscrição do imóvel. As barracas, incluindo caixas de isopor, serão recolhidas e o produto será apreendido”, alertou. Durante todo o percurso dos blocos na cidade, a Guarda Municipal estará atuando com reboque removendo e autuando os veículos estacionados irregularmente, com documento irregular e prática de som alto.

O comércio ambulante não cadastrado também será coibido durante a passagem dos blocos de embalo e nas matinês no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. Segundo o gerente da Fiscalização de Posturas, Aliandre Martins, os ambulantes que trabalharão durante os blocos de carnaval já foram cadastrados. “A Fiscalização de Posturas estará trabalhando junto da Guarda Municipal e Polícia Militar fazendo um controle efetivo em relação aos bares e estabelecimentos comerciais que apresentarem algum tipo de transtorno para a segurança ou para os foliões, podendo ser notificados e até interditados durante o carnaval”, disse.

Nesta sexta-feira, dia 9, será realizado uma reunião no Parque da Cidade às 9h30 com os donos de bares e estabelecimentos comerciais para explicar sobre o funcionamento durante a programação de carnaval, repassando aos responsáveis os cuidados paliativos para as comemorações e as regras de acordo com a lei municipal para uma festa alegre, segura e em ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *