Projeto Arena da Viola destaca história e tradição em BM
1 de março de 2018
Equoterapia beneficia 120 alunos da educação especial em VR
1 de março de 2018


UBSF do Padre Josimo oferece mais do que saúde

Nova estrutura, inaugurada em dezembro passado, melhorou o atendimento aos moradores do bairro e disponibiliza, ainda, projeto social para comunidade

Cerca de 300 crianças e adolescentes do Padre Josimo são assistidas pelo Projeto Cura (Comunidade Unida Rumo ao Amanhã). A iniciativa da equipe da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro garante aulas de dança, balé, futebol e arte terapia de graça para a comunidade. “Qualquer atividade é válida para tirar as crianças da rua e da ociosidade quando não estão na escola”, disse Priscila Pereira da Costa Pinto, moradora do Padre Josimo e voluntária do projeto.

A filha dela, Suzana Izabela, de 10 anos, que estuda na Escola Municipal Palmares no período da manhã, afirma que a aula de dança é a diversão favorita para o período da tarde. “Faço ginástica, danço e ainda encontro amigas”, afirmou a menina, que participa do projeto toda quarta-feira.

Entre as amigas da Suzana estão Maísa e Ana Camila, de 9 anos, que estudam na Escola Municipal Jesus Menino; e Kimberlly, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Palmares. “Vamos para a escola e não vemos a hora de chegar na aula de dança”, disse Maísa, que já tem postura de bailarina.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Ingrid Anastácio Soares Carrilho, que é técnica em enfermagem na unidade de saúde, o Projeto Cura foi criado a partir de reuniões para tratar de prevenção à saúde com adolescentes, realizadas na própria UBSF. “Eles trouxeram as demandas e nós conseguimos implementar no bairro. O projeto cresceu tanto que ultrapassou os limites da unidade de saúde e é realizado em uma casa da comunidade mantida com ajuda de voluntários”, disse Ingrid, avisando que as meninas da dança vão preparar para participar do Festival de Dança de Volta.

Para a gerente da unidade de saúde, a enfermeira Beatriz de Souza Campos, uma das idealizadoras do projeto, promover atividades esportivas e culturais para as crianças e adolescentes do bairro também é cuidar da saúde delas. “A UBSF, como o próprio nome diz, tem que cuidar da família, da comunidade como um todo”, afirmou lembrando que para participar não tem burocracia: “basta procurar a unidade de saúde a sede do projeto e se inscrever. Tem vaga para todo mundo”.

E a veracidade da informação pode ser confirmada pelos meninos do futebol, que esbanjam saúde. No meio do jogo, eles param para dar entrevista: “Adoro jogar bola, não sei se serei profissional, mas a diversão é garantida”, disse Matheus, de 12 anos, que está no 5° ano na Escola Palmares, e atua como meio campo. Arthur, de 13 anos, cursa o 8º ano no Colégio Professora Themis de Almeida Vieira, no Conforto. “Mas quando volto ao bairro assumo a posição de atacante sempre que dá”, falou. A escolinha de futebol conta com dois professores voluntários e acontece de segunda à sexta-feira pela manhã e à tarde.

Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, esse é um exemplo a ser seguido. “A unidade de saúde deve ser uma referência para os moradores do bairro. Um local em que todos se sintam acolhidos e apoiados no dia a dia. Assim garantimos uma comunidade saudável em todos os aspectos”, disse.

O prefeito do município Samuca Silva apóia e incentiva ações como o projeto social da unidade do Padre Josimo. “O que esse grupo de profissionais faz pela comunidade é prevenção à saúde”, acredita o prefeito, lembrando que a nova estrutura da UBSF, inaugurada em dezembro passado, também promoveu mais conforto e qualidade no atendimento das seis mil pessoas que assiste.

A nova estrutura conta com cinco consultórios médicos; salas de nebulização, vacina, procedimentos, curativos, expurgo, esterilização; almoxarifado; depósito para material de limpeza; vestiário masculino e feminino; copa; farmácia; além de uma sala para reuniões e encontros dos grupos de Educação em Saúde; sala para gerente; e sala para administração e arquivo.

A UBSF do Padre Josimo conta com médicos clínicos, pediatra, ginecologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, que formam duas equipes de Estratégia de Saúde da Família; além de recepcionista, administrativo e auxiliar de serviços gerais.

SERVIÇOS – A unidade de saúde oferece atendimento clínico, pediátrico e ginecológico e de enfermagem com procedimentos como curativos, aplicação de vacinas, aferição de pressão e glicemia capilar. A população ainda conta com serviços de puericultura, pré-natal, coleta de triagem neonatal – Teste do Pezinho, coleta de preventivo, dispensação de medicamentos. Também são criados na unidade grupos de Educação em Saúde, que discutem temas variados para atender as necessidades da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *