PF, PC e RF realizam uma das maiores apreensões de cocaína da história do Rio
2 de março de 2018
Polícia Civil prende suspeito de assassinato em Paraty
2 de março de 2018


PMR alerta para perigos das lesões por esforço repetitivo (Ler/Dort)

Chamar a atenção dos trabalhadores e dos profissionais de saúde sobre os perigos das Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Este foi o objetivo das comemorações do Dia Mundial de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecidas como LER/Dort. A comemoração foi organizada pelo Cerest Resende Médio Paraíba II, que é composto pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis, Barra Mansa, Rio Claro e Porto Real.

Uma equipe do Cerest- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  de Resende, composta por um  médico, uma fisioterapeuta e assistentes, fizeram campanha educativa nesta quinta-feira, dia 28, ouvindo pessoas e respondendo dezenas de perguntas sobre o assunto.

Foram distribuídos milhares de folhetos com explicações sobre a prevenção das LER/Dort, doenças provocadas por atividades de trabalho que exigem do trabalhador realizar suas tarefas em condições não ergonômicas, tais como:  posições incômodas e inadequadas, excesso de força física e repetição de movimentos.

– É uma das doenças que mais afeta os trabalhadores no Brasil, trabalhadores em geral, professores, médicos, motoristas e mecânicos, industriários, acho que a LER/Dort está  para tornar-se uma  epidemia, sem controle,  disse o  ortopedista Miguel Marques que trabalha no Hospital Municipal de Emergência de Resende.

A fisioterapeuta do Cerest, Vaneza Lemos, explicou que a dificuldade para criar políticas de tratamento das LER é que não há números exatos da doença.

– Nosso principal trabalho no Cerest  é enviar essas estatísticas sobre a doença entre os trabalhadores da região e numeros para base de dados do Sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN), comentou Vaneza.

Para maiores informações procure a sede do Cerest Médio Paraíba II, localizada na Rua Nicolau Taranto 269, no Centro, ou pelo telefone (24) 3360.4596.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *