VR assume a primeira posição da ‘Cidades Empreendedoras’
7 de março de 2018
Valorização e proteção à mulher durante o ano inteiro
7 de março de 2018


“Saúde nos Bairros” realiza mais de 250 exames de imagem

Projeto é experimental e pode ser implementado em outros bairros de Volta Redonda

A Praça Tiradentes, no Retiro, recebeu nesta semana o projeto experimental “Saúde nos Bairros”. Foram realizados mais de 260 exames de imagem (Densitometria, Mamografia e Utrassonografia) com resultados que saíram na hora ou em até 48 horas, desafogando a rede municipal de saúde. O projeto é um trabalho piloto que pode ser implementado em outras localidades da cidade. Foram dois dias de atendimentos: terça e quarta-feira, dias 6 e 7.

O prefeito Samuca Silva, que esteve na praça na manhã desta quarta-feira, afirmou que investir em saúde é uma das prioridades do governo. “Essa é mais uma ação para garantir que os serviços de saúde cheguem a toda população de Volta Redonda. Trabalhando para melhorar sempre. Inauguramos o Hospital do Idoso, já estamos com a chave do Hospital Santa Margarida, que começa a funcionar no final do ano. A qualidade na saúde é nosso compromisso”, disse o prefeito.

Os exames de imagem foram realizados em uma unidade móvel com quatro consultórios e sala de espera com ar-condicionado, que atendeu nos dois dias de atuação. O agendamento, feito antecipadamente, seguindo a demanda da Secretaria de Saúde, atendeu 80 pacientes para mamografia; 120 para ultrassonografia transvaginal; e 60 para desintometria óssea.

Além dos exames, tiveram ainda tendas de saúde preventiva como a de prevenção as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e detecção de hanseníase; do programa de Controle do Tabagismo; e de serviço materno-infantil. Ainda teve uma tenda para aplicação de vacinas, principalmente contra a febre amarela. A estrutura do evento também contou com distribuição de água e banheiros do Ginásio Amaro Inácio, no Retiro.

“É um projeto piloto que queremos atender toda a cidade, descentralizado o serviço da saúde e dando maior conforto aos pacientes. Nos últimos meses, com a crise econômica, muitos deixaram os planos de saúde e vieram depender da rede pública. E mesmo assim estamos conseguindo atender os moradores da cidade”, destacou Samuca Silva, que foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Alfredo de Oliveira.

O projeto agradou quem participou desta edição experimental. A auxiliar de rouparia Jucirene de Paula, de 44 anos, aprovou e torce para que o projeto “Saúde nos Bairros” continua na cidade. “É uma grande conquista. Espero que a prefeitura continue com esse projeto em outros bairros”, disse a Jucirene, que realizou um exame de imagem.

A dona de casa Cláudia Almeida de Souza, 39 anos, também aprovou a iniciativa. “Isso nos dará muito mais conforto e rapidez no atendimento. Estou gostando de ver os investimentos na saúde de Volta Redonda”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *