Recuperação de vias avança em Volta Redonda
14 de março de 2018
Prefeitura de Barra Mansa apura vazamento de óleo em tanque da antiga Edimetal
14 de março de 2018


Prefeitura de Barra Mansa apura vazamento de óleo em tanque da antiga Edimetal

Vazamento já foi contido e não oferece risco ao abastecimento de água do município

A Guarda Ambiental de Barra Mansa, secretaria de Meio Ambiente, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e Defesa Civil estão no terreno da antiga Edimetal, entre a Via Dutra e o bairro Vila Maria, apurando o vazamento de óleo de um tanque. A Superintendência Regional do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) também enviou técnicos para auxiliar a equipe da prefeitura no processo e disponibilizou mantas de proteção, que são essenciais para conter qualquer tipo de vazamento. A suspeita é que o vazamento seja decorrente de vândalos, já que, até o momento, não foi encontrado indícios sobre o motivo.

O vazamento já foi contido e não oferece risco ao abastecimento de água do município. Um caminhão, de uma empresa especializada na retirada deste tipo de resíduo, já está no local para retirar o óleo do tanque e evitar novos vazamentos.

A Guarda Ambiental recebeu a denúncia sobre o vazamento no Rio Paraíba do Sul às 11 horas desta quarta-feira, dia 14. Logo depois, fez uma varredura às margens do Rio para descobrir a origem, identificando às 13 horas que o vazamento atingiu o curso d’água que passa por dentro do terreno da Edimetal e desemboca no Rio Paraíba do Sul. A ação rápida evitou que o problema tomasse maiores proporções.

O tanque tem capacidade para 15 mil litros, mais ainda não se sabe a quantidade de líquido vazado. O Saae está monitorando e fazendo análise da água do Rio Paraíba do Sul a cada 30 minutos até que o problema seja totalmente solucionado. Até o momento, não houve alteração de cor e sabor da água, por isso o abastecimento no município não sofreu alteração ou interrupção. A Susesp irá instalar os diques de contenção em terra, enquanto o Saae também está providenciando uma barreira com boias de retenção como medida de proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *