Creches de Volta Redonda oferecem apoio nutricional às crianças
6 de abril de 2018
Contação de História celebra Dia da Água nas escolas da rede municipal de ensino
6 de abril de 2018


Volta Redonda faz campanha contra o câncer de colo de útero neste sábado

DIVULGAÇÃO

Unidades da Atenção Básica vão funcionar das 8h às 17h para realização do exame preventivo

Com foco na prevenção do câncer de colo de útero, as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda estarão abertas neste sábado, dia 07, das 8h às 17h, para a realização de exame preventivo, o Papanicolau. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atender três mil mulheres neste fim de semana.

A coordenadora da Atenção Básica da secretaria, Anna Carolina Guimarães Braga, avisa que toda mulher deve procurar a unidade mais próxima de sua casa para fazer o exame. “Não é preciso agendamento prévio. O atendimento será feito por ordem de chegada”, afirmou.

Ela alerta ainda que a Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Rústico é a única do município que não vai funcionar. “As moradoras do Rústico devem procurar a Unidade Básica de Saúde da 249 para fazer o exame”, informou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado é facilitar o acesso das mulheres que trabalham no decorrer da semana ao exame preventivo. “O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores fundamentais para a redução da incidência de óbitos por câncer de útero”, ressaltou.

A campanha de prevenção ao câncer de colo de útero em Volta Redonda é contínua. Durante todo ano, as mulheres podem fazer o exame preventivo nas Unidades Básicas de Saúde de sua referência. “As unidades têm agendas específicas para essas mulheres. E a faixa etária prioritária é de 25 a 64 anos”, acrescentou Alfredo Peixoto.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que realizar ações de prevenção à saúde deve ser uma prioridade da secretaria. “Trabalhar com prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde da população”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *