PF prende holandês com 10 mil comprimidos de ecstasy no Galeão
19 de abril de 2018
Volta Redonda usa tecnologia na educação
19 de abril de 2018


BM pretende imunizar 50 mil pessoas contra influenza

Campanha de vacinação vai de 24 de abril a 1º de junho em todas as unidades de saúde do município, inclusive Centro do Idoso

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia na próxima terça-feira, dia 24 de abril, a campanha de vacinação contra a influenza que vai até dia 1º de junho. Estarão funcionando como postos de vacinação todas as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Sirenes, Policlínica e Centro do Idoso no horário entre 8 e 17 horas de segunda a sexta-feira. O Dia D de mobilização nacional será num sábado, 12 de maio.

A vacina é indicada para crianças a partir dos seis meses a menores de cinco anos; idosos acima de 60 anos; gestantes em qualquer período gestacional; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis com idade entre 5 e 59 anos, desde que tenham prescrição médica.

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, estão dentro desse público-alvo uma média de 50 mil pessoas. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Nossa meta é imunizar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação”, completou.

A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, explica que a vacina contra influenza protege contra os três tipos mais prevalentes nos últimos anos: H1N1, H3N2 e influenza B. “A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo pelo qual é feita anualmente”.

Ela destaca que grande parte do público-alvo em Barra Mansa é formada por idosos, que são 21 mil. Por esse motivo, o Centro do Idoso também disponibilizará a vacina. “O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação”.

A vacina é contraindicada para pessoas com historia de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *