Samuca Silva se reúne com Conselho Social
7 de maio de 2018
Semana do empreendedor começa nesta terça-feira em Quatis  
7 de maio de 2018


Campanha deve vacinar 18 mil bovinos contra a aftosa em Quatis

Imunização vai até o dia 30 de maio e proprietários precisam adquirir o medicamento em lojas credenciadas

Cerca de 18 mil animais bovinos, de todas as idades, deverão ser vacinados em Quatis contra a febre aftosa, cuja campanha de imunização começou nesta quarta-feira, 02 de maio, e vai até o próximo dia 30 (quarta-feira). Os próprios produtores rurais são responsáveis por adquirir as doses do medicamento e aplicar a vacina em seus próprios rebanhos, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está à disposição dos proprietários dos animais para esclarecer todas as dúvidas a respeito da campanha. A vacina poderá ser comprada em lojas da região credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O prefeito Bruno de Souza (MDB), que normalmente percorre duas vezes as comunidades rurais para acompanhar o trabalho permanente de conservação das estradas e conversar com os produtores sobre o desenvolvimento da atividade agropecuária, destacou a necessidade de todos os animais serem imunizados, “uma vez que a pecuária leiteira ainda representa a atividade principal da economia de Quatis, o que reforça a importância de todo o rebanho ser vacinado”.

Os produtores que deixarem de imunizar os seus animais serão multados e não poderão comercializar o gado e seus derivados, como leite e carne, por exemplo. O valor da multa pode chegar a R$ 182,22. Há 20 anos, o estado do Rio de Janeiro é considerado área livre da febre aftosa, mas o prefeito de Quatis ressalta que, para manter essa posição, “é fundamental que os produtores não deixem de imunizar o seu gado”. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município poderão ser acionados para orientar os proprietários na aplicação da vacina, cujo valor médio da dose está em torno de R$ 1,60.

– Devemos registrar o nosso agradecimento aos produtores rurais de Quatis, que vêm demonstrando todo ano uma consciência cada vez maior a respeito da importância de imunizar o gado como forma de preservar a saúde do rebanho e consequentemente a saúde da população. Mesmo não existindo nenhum caso da doença há cerca de 20 anos no estado do Rio de Janeiro, a prevenção precisa ter continuidade – declarou Bruno, frisando que, atualmente, a produção diária de leite em Quatis passa de 20 mil litros.

O técnico em agropecuária da Prefeitura de Quatis, Daniel Fonseca, informa que as doses da vacina deverão ser transportadas em caixas de isopor e conservadas com pedras de gelo, devendo as mesmas ser mantidas neste ambiente até o momento da aplicação do medicamento. Segundo ainda Daniel, os animais deverão ser imunizados nos períodos em que a temperatura do dia estiver mais fresca.

Após a vacinação do gado, os proprietários terão obrigatoriamente que apresentar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural a declaração comprobatória de que os animais foram imunizados e a respectiva nota fiscal de aquisição do medicamento nos estabelecimentos conveniados. O prazo para a entrega destes documentos vai até o dia 11 de junho.

– Os sintomas principais da febre aftosa no rebanho são os seguintes: feridas na boca, nas glândulas mamárias e no casco; salivação excessiva; e dificuldades de se locomover. É importante lembrar que um só animal afetado inviabiliza qualquer atividade com o gado na área toda – disse Daniel, acrescentando que a campanha deste mês contra a febre aftosa deverá imunizar 218 milhões de animais no Brasil, conforme estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *