Hospital Munir Rafful promove almoço pelo Dia das Mães
10 de maio de 2018
Operação do Saae-BM recolhe cerca de 100 toneladas de resíduos
10 de maio de 2018


Prefeitura de Volta Redonda promove o IV Fórum de Educação de Jovens e Adultos

Cerca de 250 professores e estudantes universitários participaram do evento no auditório da SME

A Secretaria de Educação de Volta Redonda, promoveu na noite de quarta-feira, 9 de maio, às 19h, o IV Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sua sede, no bairro Niterói, sob o tema “EJA e o Processo de Reconstrução Sociocultural”. O objetivo segundo os organizadores foi o de refletir sobre a necessidade de reforçar os discursos e debates acerca das relações étnico-raciais, buscando uma construção através do diálogo e de forma democrática na prática do ensino público. As questões de identidade racial, modelo de educação, preconceito e minorias nas salas de aulas, ser negro no país, foram temas dos debates.

O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Oliveira de Andrade, que deu as boas vindas aos professores: “A equipe da EJA , embora pareça pequena, tem fibra para fazer acontecer e despertar o interesse dos adolescentes. Os professores fazem que os alunos queiram aprender cada vez mais. O prefeito Samuca mantém sempre aberto ao diálogo, de portas abertas para ações que visam a valorização do magistérios”, frisou.

Questões de convivência nas salas de aulas, combate aos preconceitos e diferenças raciais, envolvimento dos alunos de forma efetiva nas aulas, foram as tônicas das palestras e perguntas do público aos professores convidados: “É preciso vivenciar mais a vida dos alunos e construir uma gestão diferenciada nesta educação, levando em consideração o diálogo. É preciso dar  voz aos alunos”, reafirmou a professora Tânia Costa, uma das palestrante.

A questão racial na escola e sociedade

Cerca de 250 pessoas lotaram o auditório professora Alba Rodrigues da Secretaria. O publico foi composto por professores da rede municipal de Volta Redonda, Resende, Angra dos Reis, Pinheiral, Barra do Pirai, Vassouras, Valença, Barra Mansa, Porto Real, Pirai, Itatiaia, Rio Claro, Quatis, estudantes do curso Normal do Instituto Batista Americano, das universidades Estácio de Sá, Uninter, UBM, UGB. As temáticas desenvolvidas abordaram a  invisibilidade racial no Brasil, reconstrução da identidade étnico racial e relações raciais na escola; na igualdade e na diferença.

As palestras foram feitas pelos professores convidados, Otávio Henrique Rodrigues Meloni da UFRJ-VR, Tânia Bassi Costa do Centro Universitário Geraldo Di Biase(UGB), Paulo Cesar Cardoso, mestre em relações étnico raciais do Centro Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ),  Douglas Lucas, professor dos Anos Iniciais da rede municipal, Ronaldo Luiz Tibúrcio da Silva, especialista em Administração e Gestão Escolar.

Professores ouvidos aprovaram o tema deste ano: “O assunto sobre questões raciais é bem atual para o momento, merece uma boa reflexão”, disse o professor de Matemática, José Geraldo.  A professora da rede municipal Luciana Silva complementou: “Temos agora que sair das teorias e colocar isto na prática dentro das salas de aulas, ou não vamos avançar pedagogicamente”. O estudante universitário da UGB,Higor Pontes: “São muitas informações que recebemos, mas é uma satisfação participar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *