Primeira edição do ‘VR: Prefeitura mais Presente’ acontecerá no são luiz
10 de maio de 2018
PRF apreende caminhão com irregularidades na Dutra, em Itatiaia
10 de maio de 2018


Sábado é Dia D de Vacinação contra Gripe em Volta Redonda

Todas as 44 unidades da Atenção Básica estarão abertas das 8h às 17h

Todas as 44 Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda estarão abertas neste sábado, dia 12, das 8h às 17h. É Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e a meta é superar as 1,5 mil doses que estão sendo aplicadas diariamente no município. Volta Redonda imunizou mais de 26 mil pessoas em menos de três semanas e o objetivo é chegar aos 60 mil vacinados.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, afirma que na primeira semana da campanha, que começou no dia 24 de abril, o município chegou a registrar cinco mil doses aplicadas em um só dia.

“Nesta semana, registramos cerca de 1,5 mil doses diárias. Esperamos que com o Dia D neste sábado e até o final da campanha, no dia 30 de maio, esta média suba novamente”, disse Milene, reafirmando que Volta Redonda tem como meta vacinar 90%  do público alvo (66.508 mil pessoas).

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta a importância da vacinação para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população, mais comuns nos meses mais frios do ano. “A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. E o mais importante: a vacina não causa gripe”, disse.

O prefeito do município, Samuca Silva, acredita que a estratégia de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado, durante todo dia, facilita o acesso da população. “Temos unidades de saúde espalhadas por todos os bairros de Volta Redonda. No Dia D, os profissionais que não têm tempo de se imunizar durante a semana devem procurar o posto de vacinação mais próximo da casa. Além disso, os idosos e crianças que dependem de alguém para levá-los ao posto têm uma oportunidade de receber a vacina”

PÚBLICO ALVO – A campanha é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *