Idosos realizam caminhada em ritmo de Copa do Mundo
19 de junho de 2018
Maior feira de cultura nerd do interior acontece neste fim de semana
19 de junho de 2018


Experiências educacionais de sucesso implantadas em Palmas (TO) podem inspirar ações em Resende

Comitiva, formada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, pela secretária de Educação, Rosa Frech, e pela presidente do Educar, Alice Brandão, visitou o município na última semana

As experiências educacionais bem sucedidas implantadas no município de Palmas, capital do Tocantins, podem servir de inspiração para novas ações e projetos a serem desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Resende, formada atualmente por 62 unidades, entre escolas e creches. Para isso, o prefeito Diogo Balieiro Diniz visitou o município na semana passada, onde conheceu de perto a infraestrutura da rede e os principais projetos e práticas pedagógicas colocados em ação. Ele foi acompanhado da secretária de Educação, Rosa Frech, e da presidente do Educar, Alice Brandão, além de uma profissional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura.

Na capital do Tocantins, o prefeito visitou unidades consideradas referência em qualidade e desempenho educacional. Entre elas, o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria; o Centro de Educação Inclusiva; a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo; e a Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré. Administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), a escola possui, entre outras dependências, piscinas, vestiários, campo de futebol, quadra poliesportiva coberta, biblioteca e refeitório, além tanques para cultivo de peixes e horta.

Durante a visita, o prefeito também foi apresentado à grade curricular da ETI Almirante Tamandaré que oferece, além do currículo básico, aulas de teatro, dança, informática, artes marciais e instrução de prática marinheira, já que a unidade tem a Marinha como parceira. Entre os projetos que mais impressionaram a comitiva de Resende estão as atividades que incentivam o empreendedorismo nas escolas, como as oficinas de panificação, responsáveis pela produção de lanches para os alunos, silk screen e corte e costura, que produz uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais.

Outra iniciativa adotada pela Prefeitura de Palmas que despertou o interesse dos gestores municipais foi o conceito de escola sustentável, viabilizada através do uso da energia fotovoltaica (que utiliza algum tipo de energia luminosa, que pode ou não ser o sol, para produzir energia elétrica) e a captação das águas pluviais para reuso – medidas que tem um impacto extremamente positivo na manutenção das escolas.

– Fiquei extremamente satisfeito e impressionado com a visita e acredito que muitas experiências que vimos e vivenciamos lá podem ser implantadas com sucesso em Resende. Além de terem práticas educacionais muito eficientes e uma educação de excelência, as escolas de Palmas são surpreendentes e têm uma infraestrutura muito interessante. A partir de agora, com base em tudo que conhecemos, vamos desenvolver projetos semelhantes, adaptados à nossa realidade. Tenho certeza que os nossos estudantes têm muito a ganhar com esta iniciativa – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *