Ônibus desvia de carro na contramão e tomba na Dutra em Jacareí
13 de julho de 2018
Inscrições para concurso público começam na próxima segunda em Resende
13 de julho de 2018


Comissão do Plano Diretor VR segue discutindo temas para o desenvolvimento da cidade

A Comissão Especial (CE) criada na Câmara Municipal para coordenar o processo de revisão do Plano Diretor vigente aprovado pela Lei Municipal 4441/2008, tem se reunido para planejar a reavaliação do Plano com base no constante crescimento e  desenvolvido da cidade nos últimos 10 anos. A comissão, integrada pelos vereadores Rodrigo Furtado (Presidente), Jari Simão (Membro), Fernando Martins (Relator) e Carlos Sant’Ana (Suplente), foi criada a pedido do presidente do Legislativo, vereador Washington Granato, que com esse ato quer colocar a Casa como “protagonista” do processo de revisão e não “avalista” da Nova redação do Plano que será enviado até o fim do ano pelo Executivo.

Na tarde desta quarta-feira, dia 11, o assessor especial do Legislativo, Ronaldo Alves, consultor da CE, reuniu os assessores dos 21 vereadores no Salão Nobre, a fim de apresentar a proposta de trabalho para a revisão, mostrando o que é e para que serve o Plano Diretor.

De acordo com Ronaldo Alves, essa reunião serviu para que os assessores pudessem conhecer o trabalho da comissão e para que possam levar tudo o que foi apresentado para os respectivos gabinetes a fim de que todos os vereadores possam estar inteirados do tema, já que eles terão que votar o Plano Diretor futuramente, fazendo emendas se for o caso.

No último dia 5, os integrantes da comissão puderam conhecer melhor os instrumentos e as diretrizes do Estatuto das Cidades (Lei Federal de n.º 10.257/2001), criada para regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal que tratam da política de desenvolvimento urbano e da função social da propriedade. A Constituição determina que o Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, e é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Além disso, de acordo com o Estatuto da Cidade, a revisão deve ser realizada a cada dez anos.

Nas próximas semanas a comissão dará continuidade aos trabalhos e definirá o cronograma das discussões que serão realizadas junto às entidades, instituições e órgãos públicos e privados. Com elas serão feitas a formulação e a discussão de diversos temas integrantes do Plano Diretor e ainda o cronograma de realização das audiências públicas com toda a sociedade, dando assim oportunidade para que todos participem de forma democrática, dando voz, desde o vendedor de churrasquinho da periferia até o comerciante e o empresário do Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *