Furban apresenta a Rosana Bergone lista de obras para a Região da Vila Brasília
10 de agosto de 2018
Semana da Juventude acontece no Colégio Themis de Almeida 
10 de agosto de 2018


Exposição ‘As Cores do Talento’ é aberta em Volta Redonda

Peças das artesãs dos condomínios Minha Casa, Minha Vida estão no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila

A exposição “As Cores do Talento” foi aberta na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. As peças de decoração, uso pessoal e utilidades do lar foram confeccionados por mulheres dos condomínios Minha Casa, Minha Vida – Três Poços, Candelária, Roma, Ingá II e São Sebastião I e II – e estão à venda no local. A mostra pode ser visitada até domingo, dia 12.

As artesãs participaram do Projeto Bairro Empreendedor, um trabalho técnico social, em parceria com o SEBRAE, onde foram desenvolvidas oficinas de Artesanato Produtivo, Design e Técnicas Artesanais, com foco nos segmentos de decoração e moda. Elas também foram qualificadas em empreendedorismo, atendimento, formação de preço e gestão, além de receberem informação sobre legalização com MEI (Micro Empreendedor Individual).

De acordo com o consultor de design e artesanato do SEBRAE, o artista plástico Cocco Barçante, o objetivo é aplicar as técnicas – bordado, crochê, pintura em tecido, madeira e MDF – visando o mercado consumidor. “O objetivo é criar um produto competitivo, com poder de venda. E que seja comprado pela qualidade e não pela história do artesão”, afirmou.

A artesã Nilza Maria de Souza, do bairro Roma, disse que a exposição era a realização de um sonho, uma vitória. “Eu como outras colegas já dominávamos algumas técnicas, mas o aprimoramento valorizou nossos produtos”, acredita. Alice Maria André, do condomínio da Candelária, orgulha-se das peças de madeira reaproveitada que confecciona com o grupo Arteiras de Plantão. “Acabamos envolvendo a família nesse projeto, que aumenta ainda mais a nossa renda”, falou.

Os representantes do SEBRAE, Michele Farani, e do Banco Brasil, o superintendente regional Henrique Dantas, entidades parceiras do projeto, parabenizaram as artesãs pelo sucesso da mostra. “Fomentar o artesanato é uma maneira de dar espaço e profissão a estas mulheres”, disse Michele.

O secretário de Ação Comunitária Marcus Vinícius Convençal afirmou que o olhar da gestão atual para os moradores do Minha Casa, Minha Vida é de respeito. “Geração de renda e aumento da autoestima são os principais objetivos desse projeto. Mas também vamos promover ações de fomento a cultura e a educação nesses condomínios”, disse, lembrando que as crianças do condomínio do bairro Roma, por exemplo, tinha dificuldade de acesso à escola e que um ônibus será disponibilizado para o transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *