Pinheiral marca presença na 3ª semana de formação de facilitadores
12 de setembro de 2018
Idosos do Asilo Vicentina recebem ações do Projeto Cuidar
12 de setembro de 2018


Atividades com terceira idade do Roma apresentam resultados positivos

– Programa Esporte e Cidadania, intermediado junto ao Ministério do Esporte pela vereadora Rosana Bergone, completou um ano;

As atividades oferecidas pelo programa federal Esporte e Cidadania para Todos apresentam resultados positivos para os participantes da terceira idade do bairro Roma I.  Para comemorar o sucesso do programa, implantado há um ano, os alunos e a coordenação participaram de um café da manhã, nesta terça-feira, dia 11, no Complexo Esportivo do bairro Roma I. Com aulas ministradas na quadra de esporte do bairro, cerca de 40 idosos têm ginástica aeróbica e ginástica funcional duas vezes por semana, que são dadas pelo professor de Educação Física Getúlio Mariano.

Segundo ele, os alunos estão motivados e são frequentes.  “A gente vê a alegria no rosto deles”, disse, lembrando que, de acordo com relatos dos alunos, há melhorias nas articulações, na saúde em geral e o aumento da autoestima.  “Tinha aluna que vinha para cá se arrastando e hoje está na ativa. É sinal de que o trabalho está evoluindo”, comentou o professor, frisando que há vagas para os interessados e quem desejar participar é só comparecer às aulas na terça e na quinta-feira, às 7 horas.

As informações de Getúlio coincidem com as declarações dos alunos.  E os casos de superação surpreendem.   A aposentada Eni Maria da Silva, 71 anos, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC)  aos poucos recomeçou as atividades. “Fico triste nos dias que não há atividades. Com o carinho que recebo das amigas e do professor estou sempre motivada e recuperada”, disse ela, carinhosa chamada pelas colegas por Vó.  Hilda Ferreira da Silva, 58 anos, está há um ano no projeto, porém antes vivia acomodada. “Não fazia nada e há um ano estou no ritmo”, brincou. “Descobri a ginástica e estou muito feliz. Praticar uma atividade é importante para todo mundo”, orientou Hilda.

A dona de casa, Helena Correia, 57 anos, perdeu peso e ganhou saúde. “Comecei junto com esta nova fase do projeto há um ano. Emagreci 13 quilos e, antes, eu nem conseguia amarrar meu tênis.  Sem dúvidas, estou mais disposta e saudável”, declarou Helena. Como as atividades são abertas a pessoas de todas as idades, a dona de casa, Cristiane Pena, 40 anos, também participa. “Antes eu acordava tarde e o dia não rendia. Agora venho para cá cedo e aproveito mais o dia”, disse ela, que apesar da idade, também teve um AVC.

O projeto Esporte e Cidadania é do Ministério do Esporte (ME) e, segundo a coordenadora regional, Gisele Bergone, ele contempla mais de 2 mil pessoas em 20 polos nas regiões Sul e Centro-Sul Fluminense.  “Em Volta Redonda, temos núcleos de atividades nos bairros Santo Agostinho, Roma, Açude, Belo Horizonte e Verde Vale. E nas cidades regionais, as ações acontecem em Pinheiral, Três Rios, Levy Gasparian, Areal, Barra do Pirai e Mangaratiba”, disse, frisando que o projeto gerenciado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) está garantido por mais dois anos. “Estamos felizes com a participação e aceitação em todas estas localidades”, falou.

A vinda do Esporte e Cidadania para a região foi intermediada pela vereadora Rosana Bergone, que também participou do café da manhã com os alunos.  “O resultado que o programa alcança não tem preço e pra nós é muito valioso. Fico satisfeita em saber que as pessoas estão vivendo melhor com esta iniciativa”, disse a vereadora, relatando que foi muitas vezes ao Rio de Janeiro para conseguir contemplar as cidades com os projetos do ME. “Agradeço sempre ao Ministro do Esporte, Leandro Cruz e a UFF, que garantem cinco maravilhosos projetos de esporte para a região”, completou a vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *