Atividades com terceira idade do Roma apresentam resultados positivos
12 de setembro de 2018
Processo seletivo da Educação recebe cerca de 1,2 mil inscrições
12 de setembro de 2018


Idosos do Asilo Vicentina recebem ações do Projeto Cuidar

Cerca de 60 idosos do Asilo Vicentina, situado no bairro Ano Bom, receberam na manhã desta terça-feira (11), as ações do Projeto Cuidar, da Secretaria Municipal de Saúde. Através da iniciativa, foram ofertados aos idosos exames laboratoriais, eletrocardiograma e consultas com especialistas, como oftalmologista, otorrino, neurologista e cardiologista.  A parceria com o Sest/Senat garantiu corte de cabelos e a limpeza das unhas.

As ações integradas do Projeto Cuidar, segundo o coordenador do Programa Médico em Casa, Aleston Lima Lacerda, acontecem a cada seis meses em cada uma das quatro instituições de longa permanência do município, mas o acompanhamento aos idosos e suas demandas é semanal. “Com o resultado dos exames, verificamos a necessidade de cada idoso e fazemos os encaminhamentos adequados para cada caso. O programa conta com 24 profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar e dez estagiários do curso de enfermagem do Colégio Bom Pastor”, explicou.

Aleston ressaltou a necessidade da atenção especial aos idosos. “O ato de cuidar, amar e proteger são princípios básicos que partem de todo e qualquer ser humano. Daí, a importância dessa iniciativa promovida pelo prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, visando não somente o acolhimento ao idoso, como também o atendimento de qualidade na área da saúde.

Segundo a técnica de enfermagem do asilo, Marcela Fonseca, a faixa etária dos idosos assistidos pela instituição varia entre 70 e 95 anos. “São pessoas acometidas por artrose, AVC e Alzheimer, muitas não conseguem se locomover de maneira independente”, explicou.  A supervisora administrativa do asilo, Gilvania Aparecida, agradeceu pelos serviços realizados. “Somos extremamente gratos pela iniciativa. Temos ciência da dificuldade de prestar toda essa assistência aos idosos sem o auxílio da Prefeitura de Barra Mansa”.

Dona Juvelina Angélica Batalha, de 88 anos, fez exame de sangue e eletrocardiograma. “Recebemos um carinho todo especial e, isso é muito bom”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *