Homem é atropelado na Beira-Rio, em Volta Redonda
20 de setembro de 2018
PF deflagra operação contra fraudes de R$ 2,9 milhões na Previdência
20 de setembro de 2018


Estudantes e PMVR conhecem método de construção inédito em VR

– Vice-prefeito, Maycon Abrantes, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal visitaram o empreendimento no bairro Roma nesta quarta-feira, dia 19;

Mais de 60 estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB) tiveram na tarde desta quarta-feira, dia 19, uma aula prática sobre construção em parede de concreto, que é empregada pela Libe Construtora, no empreendimento Residencial Vila Jardim, no bairro Roma. O processo, inédito em Volta Redonda, consiste no enchimento das paredes e lajes com concreto a partir de gabaritos de formas industrializadas. Além dos alunos, a visita contou com a presença do vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes, o secretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Fabiano Vieira, o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Márcio Lins, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Sérgio Sales e gerentes das agências da Caixa de Volta Redonda.

No primeiro momento, os alunos tiveram uma palestra com o gerente de contratos da Construtora, Vinicius Gonçalves e com o engenheiro da Obra, Paulo Coelho. Além do método de construção, que é considerado rápido, pois um andar de apartamentos pode ficar pronto em dois dias, os alunos ouviram explicações sobre a parte elétrica do imóvel, que é embutida nas paredes de concreto e a instalação hidráulica, que passa por dutos e tem fácil manutenção.  No empreendimento, a Libe já construiu a torre B, que está recebendo os acabamentos, está edificando o quarto andar da torre A e preparando a fundação da terceira torre, a C. O empreendimento é composto por cinco prédios de oito andares e terá área de lazer completa.

Depois das explicações, os alunos e autoridades visitaram as obras. “Todo mundo quer uma obra rápida e este método permite um tempo muito menor de obra do que o convencional em alvenaria”, entendeu a aluna Tatiane Rodrigues, do 10º período.  O aluno Matheus Monteiro, do 8º período falou que ainda não tinha ouvido falar do sistema de construção apresentado. “Vi que o custo é muito menor e o método é inovador. As explicações foram claras”, disse. O mesmo método impressionou o aluno Douglas Jorgino, do 10º período. “É a primeira aula prática que eu tenho em construção de concreto. A estrutura seguem as normas técnicas e garantem segurança ao empreendimento”, concluiu ele.

O coordenador do Curso de Engenharia, Eder Siqueira e o professor Weslen Neri acompanharam os alunos na visita. “Estas visitas alinham a teoria à prática. E hoje, nós professores e alunos aprendemos muito com a construtora”, disse o coordenador. “Esta capacitação coloca nossos alunos mais próximos do mercado de trabalho”, completou Neri.

Já o vice-prefeito, Maycon Abrantes, destacou a importância do empreendimento para o município. “Parabenizo a empresa pela iniciativa em trazer esta tecnologia para a cidade. Esta inovação contribui para agilizar a construção”, disse Maycon.  Quem também se pronunciou no evento, foi o superintendente da Caixa, Sérgio Sales. “A gente lida com os sonhos das pessoas e queremos que cada vez mais as moradias fiquem acessíveis à população. Somos parceiros da Libe”, disse ele, informando que a Caixa é a maior financiadora da casa própria do país.

A empresa concederá duas vagas de estágios para alunos da Engenharia Civil, segundo explicou o diretor de contratos, Vinicius Gonçalves. “Recebemos mais de 300 currículos e selecionamos seis deles. Eles serão chamados para uma entrevista e dois alunos terão a bolsa estágio”, avisou. Já o gerente de operações da Libe Construtora, Genésio Espírito Santo, agradeceu aos alunos, representantes da prefeitura e diretores da Caixa. “A Engenharia continua sendo a profissão do futuro e o método que empregamos na obra é mais rápido e tem um custo final mais baixo”, pontuou. “Esperamos ter contribuído para o aprimoramento dos alunos. E ficamos gratos pela presença dos representantes da prefeitura e da Caixa”, disse Genésio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *