Barreira Fiscal apreende mais de uma tonelada de maconha na Dutra
18 de outubro de 2018
Obras no Parque Coophasul entram na etapa final
18 de outubro de 2018


Companha “Combater eu preciso” é destaque na região

Parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Governo Federal está presente em todo o Sul Fluminense

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos,do Governo Federal, está cada vez mais presente nas instituições apresentando a campanha “Combater eu preciso”, iniciada em 15 de junho (no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa), com o intuito de conscientizar a população sobre as possíveis agressões sofridas contra os idosos.

O projeto está sendo desenvolvido em 12 municípios – dos quais seisjá foram visitados: Valença, Porto Real, Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda – e,semana passada, os representantes da campanha foram no Conselho Municipal do Idoso de Piraí. Estiveram presentes na conversa o presidente do Conselho, Getúlio Oliveira, acompanhado do vice-presidente, Jorge Alberto, da secretária Jilcileia Vieira e da conselheira Nilce Libânio.

O presidente do Conselho se mostrou animado com a campanha e disse que é de suma importância a elaboração desses projetos. “Essas campanhas ajudam a dar visibilidade aos diversos crimes que contra os idosos”, disse. E ainda se mostrou disposto a futuras parcerias com a Associação.

Já nessa semana, os representantes estiveram no conselho Municipal do Idoso de Barra Mansa, na presença do Presidente Eduardo Pimentel, secretários, conselheiros e representantes da sociedade civil. Eles se comprometeram a espalhar os cartazes pela cidade ajudando a divulgar essa proposta tão importante.

Rita Souza e Tarsila Valente, integrantes do projeto, destacaram a importância da campanha na região.

“A população precisa ter conhecimento sobre os direitos dos idosos e a rede de proteção local. Os Conselhos Municipais de Defesa de Direitos dos Idosos realizam um trabalhofenomenal, mas ainda falta uma certa divulgação. E a campanha veio aí para isso! Além do mais, existe uma cumplicidade – entre a AAP-VR e o Ministério dos Direitos Humanos –, para que a proteção ao idoso seja prioridade. Uma iniciativa sem precedentes entre as instituições.

O projeto aborda os cinco tipos de violência mais comuns contra os idosos: física, sexual, patrimonial, psicológica e negligência. Segundo o Estatuto do Idoso, “a violência contra o idoso é qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano, sofrimento físico ou psicológico”. Todo e qualquer tipo de violência deve ser denunciado no Disque 100 (Disque Direitos Humanos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *