PRF prende motorista após colisão na Dutra, em Volta Redonda
10 de novembro de 2018
Samuca Silva visita obras do Hospital Santa Margarida
10 de novembro de 2018


Volta Redonda realiza Fórum Popular da Infância e da Adolescência

Encontro neste sábado, dia 10, debateu com representantes da sociedade civil estratégias para criação do Plano Municipal para Infância e Adolescência

Volta Redonda realizou neste sábado, dia 10, o Fórum Popular da Infância e da Adolescência. O evento ocorreu no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Aterrado, reunindo representantes de instituições da sociedade civil que trabalham com esse público.

O objetivo é traçar estratégias para a construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência.

O documento e a implantação de políticas públicas para a criança e o adolescente são pré-requisitos para o reconhecimento da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos em defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, como cidade amiga da criança.

A vice-presidente do Conselho Municipal Guaraciara Lopes, disse que a realização do fórum é uma etapa para a elaboração do documento.

“O trabalho começou em 2017, com orientação da Fundação Abrinq. No início deste ano, foi criado o grupo de trabalho com representantes de todas as secretarias e autarquias municipais, que apresentaram as ações já realizadas para a criança e o adolescentes pelo município”, explicou Guaraciara.

Desde agosto, está disponível uma ferramenta digital, por meio de um link no PortalVR.com, onde qualquer pessoa pode apontar sugestões sobre o tema criança e o adolescente.

Os dados coletados no fórum ou via internet serão avaliados pela equipe de construção do plano e vão constar no primeiro documento que será entregue à Fundação Abrinq em janeiro 2019.

A matriz lógica, como é chamado o relatório que identifica as questões sobre o tema é sugestões, será a base para a construção do plano, que estará pronto em 2020 e será válido por dez anos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou que este será o primeiro plano de políticas públicas para crianças e adolescentes criado no município.

“Esse plano será construído a várias mãos o que garante mais representatividade e fidelidade às necessidades das crianças e adolescentes do município. E esse evento serve para promover a interlocução entre o poder público e entidades que trabalham para essas pessoas e conhecem essa realidade”, disse.

O jovem Lucas de Almeida, 19 anos, do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação, comentou:

“Estou feliz de estar participando e ajudando a construir o Plano Municipal da Infância e Adolescência porque este é um espaço democrático”, comparou.

Thais Martins, 16 anos, citou a responsabilidade dada aos jovens:

“É muito importante os jovens serem ouvidos. O ensinamento de que eles também precisam saber ouvir é essencial”, disse Thais.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, o Subsecretário do Gegov Marcio Lemos, a presidente do CMDCA, Adriana de Paula Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *