Operação Fumacê começa nos bairros de Volta Redonda
11 de janeiro de 2019
XXI Festival de Folia de Reis acontece em Volta Redonda
11 de janeiro de 2019


Volta Redonda vai ganhar Jardim Botânico

Obra começa em março e deverá ser concluída no segundo semestre de 2019

O projeto para o novo Jardim Botânico, que ocupará 2/3 da Ilha são João, já está pronto e as obras terão início em março. A previsão de conclusão é para o segundo semestre desse ano. De acordo com o projeto o local  vai permanecer com as estruturas existentes e ganhará uma grande área de lazer, designado de ‘Lazer Passivo’.

Segundo o secretário de meio ambiente, Maurício Ruiz, o lugar não terá muitas estruturas construídas e será destinado para atividades como caminhadas e corrida, com a máxima tranquilidade e sem a circulação de veículos.  Num modelo parecido com o Jardim Botânico da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

“Teremos áreas gramadas e caminhos de saibro, ou seja, caminho de terra batida, que não ocasiona lama. Em vários trechos serão instalados pequenas churrasqueiras, bancos e mesas de madeiras com pérgulas, para que as pessoas possam se reunir em família e com amigos”, afirmou o secretário.

Maurício contou que vão ser plantadas cerca de 300 espécies diferentes originais da mata atlântica da região. “Serão resgatadas espécies raras, ameaçadas de extinção e todas elas serão identificadas. Além dessas áreas de lazer será construído um lago que servirá para contemplação e para diminuir a temperatura do loca, pois a medida que a água evapora, ela diminui a temperatura ambiente”, completou.

A verba foi destinada para esse projeto será referente ao valor de uma multa ambiental que o município recebeu no final do ano passado.  O valor ultrapassa os R$6 milhões e será destinado para programas de conservação da natureza do município, resultando na ampliação da área verde por habitante. Esse valor será aplicado, principalmente em dois projetos: o primeiro deles é a implantação do Jardim Botânico e o outro a arborização das vias urbanas da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *