Caminhão atropela ciclista na Lúcio Meira, em Barra do Piraí
20 de março de 2019
Prefeitura de Volta Redonda inicia serviços de manutenção do Jardim Ponte Alta
20 de março de 2019


Programa Saúde na Escola 2019 é lançado em Volta Redonda

Encontro, na tarde desta quarta-feira, dia 20, reuniu representantes das unidades de Saúde da Atenção Básica e escolas assistidas pelo programa

Encontro entre representantes das 44 unidades de Saúde da Atenção Básica e de 73 escolas de Volta Redonda marcaram o lançamento do Programa Saúde na Escola 2019. A reunião, que tratou dos principais temas que serão abordados com os alunos, foi na tarde desta quarta-feira, dia 20, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Mais de cem pessoas assistiram a palestras que abordaram a importância da imunização e de ações voltadas para o combate ao mosquito Aedes Aegypit. Sobre a importância de manter o Cartão de Vacinas atualizado, falou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Cláudia Gomes Barroso.

Ela chamou atenção para a baixa procura por algumas vacinas, causando o reaparecimento de doenças já consideradas erradicadas no país como é o caso do sarampo. “Precisamos conscientizar os pais sobre a importância de imunizar as crianças e alertar os jovens para se vacinarem, principalmente contra o HVP”, falou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, também enfermeira Milene Paula de Souza, falou do combate ao Aedes Aegypti e deu dicas de como fazer a vistoria no imóvel uma vez por semana para evitar a proliferação do mosquito. “Também é recomendado que, em caso de apresentar algum sintoma de dengue, zika ou chikungunya, relatar ao médico para que os exames necessários sejam pedidos e a notificação seja feita”, afirmou.

A agente Comunitária de Saúde, Sandra Trindade, da unidade de saúde do bairro Santa Rita do Zarur, afirmou que o PSE promove prevenção à saúde em crianças e jovens e os transforma em multiplicadores de informação. “Quero ressaltar também a necessidade do envolvimento dos pais, pois algumas ações devem ter continuidade em casa”, acredita.

A diretora Geral da Escola Municipal João Haasis, no Eucaliptal, Gleidis Regina de Oliveira da Costa, lembrou que há pelo menos cinco anos a escola é pactuada pelo programa. “Nós já temos por hábito tratar dos temas do PSE com os estudantes. Promovemos ações práticas, envolvendo a comunidade”, disse.

O coordenador do setor de Saúde na Escola, Giuliano Exposito, explica que as ações são desenvolvidas dentro das escolas em conjunto pelos profissionais da educação e das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. “O PSE trata de assuntos variados, incluindo a promoção da cultura da paz até a avaliação da acuidade visual”, afirmou Giuliano, lembrando que neste ano o programa vai assistir 25 mil alunos da rede pública de ensino de Volta Redonda.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que reconhece a importância do Programa Saúde na Escola, principalmente, por promover ações de saúde dentro da unidade escolar. “O ambiente é propício ao aprendizado e os estudantes, em sua maioria, se tornam multiplicadores das informações para a família e comunidade onde vivem”, disse.

O prefeito do município, Samuca Silva, qualquer ação de prevenção à saúde no município tem o apoio da sua gestão. “Estamos falando de 25 mil crianças e jovens que, além do conteúdo curricular, vão aprender na escola a cuidar da saúde, além de ter lições de cidadania”, afirmou Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *