Governador visita áreas atingidas pelas chuvas em Barra Mansa
19 de maio de 2019
Igreja Santa Cecília recebe ‘Musica nas Igrejas’ do VR Cidade da Música
19 de maio de 2019


Em apenas 24 horas, choveu 105mm em VR

Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil atuam na prevenção

As chuvas que atingiram Volta Redonda no sábado, dia 18, e em toda madrugada de domingo, 19, chegaram a 105mm no acumulado, segundo dados da Defesa Civil do município. Diversos pontos de alagamento foram registrados na cidade, como na Vila Santa Cecília, Açude, Centro e embaixo da Ponte Pequetito Amorim.

Desde sábado a tarde, toda estrutura da Prefeitura de Volta Redonda está de prontidão para atuar. O prefeito Samuca Silva percorreu a cidade na noite de sábado, ao lado do secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, e o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende.

Segundo Samuca Silva, as atuações de prevenção da prefeitura – como retirada de famílias de áreas de risco – evitaram ocorrências graves.

__ Tivemos diversos problemas com a chuva, porém não temos desabrigados e desalojados, principalmente pela atuação na prevenção. Visitamos diversos bairros na noite de ontem. Choveu muito mais do que o esperado e em um período curto de tempo – disse Samuca.

Entre os bairros visitados por Samuca, esteve o Siderlândia, Retiro, Açude e 209. Na 209, o prefeito foi verificar a obra de recuperação do Córrego Secades, que repondeu bem a forte chuva.

Samuca ainda destacou que a cidade inscreveu, através de projetos na Defesa Civil Nacional, R$ 20 milhões para obras de contenção de encostas e escoamento de água de chuva. O Governo Federal ainda não liberou os recursos.

A Defesa Civil permanece de plantão por 24 horas e pode ser acionada pela população pelo telefone 199 em caso de qualquer emergência.  No período de 1 hora, a chuva chegou a 30mm acumulado, mas depois foi se prolongando com pancadas até atingir o nível mais alto,de 105 mm.

__ Nós registramos quatro ocorrências durante as chuvas, no final da tarde e noite de ontem, sábado. Nenhum imóvel foi interditado. Mas por precaução, interditamos a passagem para o trânsito debaixo da ponte Pequetito Amorim, devido ao transbordamento do Rio Paraíba do Sul, que vai ficar interditado até o nível baixar. Pedimos a população para que, em qualquer emergência, entre em contato com a Defesa Civil – disse Rezende, coordenador da Defesa Civil.

O secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste, colocou as equipes nas ruas durante as chuvas, fazendo trabalhos pontuais em localidades que poderiam ter problemas devido a chuva.

__ Nós fizemos a desobstrução da saída de água do córrego Bugio no Siderlândia, que deságua no rio Paraiba do Sul, onde retiramos galhos de árvores e terra. Na Avenida Santa Rita, próximo a Fundação Beatriz Gama, houve interdição da via, mas fizemos a limpeza e liberamos. Em algumas ruas que estavam com pequenas retenções por causa do barro, fizemos um trabalho preliminar de limpeza com máquinas e caminhões – explicou Oreste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *