Semana da Mata Atlântica é celebrada em Volta Redonda
27 de maio de 2019
Proposta de maior flexibilização de comércio em VR será apresentada ao MPRJ
Secretaria de Fazenda orienta sobre preenchimento da Declan
27 de maio de 2019


Volta Redonda elege conselheiros do Comtur

Conselho Municipal de Turismo desenvolverá políticas públicas para o setor

A Prefeitura de Volta Redonda realizou na manhã desta segunda-feira, dia 27, a eleição para os conselheiros representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) no biênio 2019/2020. Organizado por meio de chamamento público, o pleito aconteceu no auditório do Saae-VR 9Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, o conselho foi criado por lei e ele será importante para a estruturação do turismo em Volta Redonda.

“Essa estruturação passa por políticas públicas que serão desenvolvidas a partir do conselho. O conselho também fará a gestão do fundo que está sendo criado a partir do conselho. Esse grupo estará definindo quais projetos nós vamos conduzir a partir daqui”, explicou o secretário.

Representando a sociedade civil, o conselho terá representantes dos Agentes de Viagens; da Hotelaria; dos restaurantes e similares; da ACIAP-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda); da CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas de Volta Redonda); da Fundação CSN; da Aciclica (Associação pela Mobilidade Sustentável em Volta Redonda; dos Guias de Turismo de Volta Redonda; e dos Artesãos de Volta Redonda.

O conselho também é composto por representantes do Poder Público Municipal: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET); Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel); Secretaria Municipal da Cultura (SMC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA); Câmara Municipal de Volta Redonda.

“O Conselho Municipal de Turismo é uma importânte instância de participação da da sociedade. Ele será um importante elemento de conexão entre a cadeia produtiva do turismo e o poder público e vai se estruturar para promover o desenvolvimento da atividade de forma sustentável e integrada no município”, explicou a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido.

Um dos eleitos foi o turismólogo Djalma Augusto dos Santos, que represnta as agências de turismo. Segundo ele, os próximos passos de como o conselho irá atuar efetivamente serão definidos em reuniões.

“Vamos discutir parcerias privadas e públicas e outras aços. Volta Redonda está inserida no Vale do Café e tem um legado cultural e histórico profundo. Queremos que a cidade seja conhecida, não só pelo turismo de negócios, mas também pelo gastronômico, pelo patrimonial”, afirmou Djalma.

Para o prefeito Samuca Silva, a atuação do conselho será fundamental para alavancar as ações em prol do turismo na cidade e, consequentemente, na Região Sul Fluminense.

“Volta Redonda tem a tradição do turismo de negócios e os visitantes podem, além disso, ficar na cidade, aproveitar nossos atrativos e os de outros municípios vizinhos, retornando para nossa cidade. Volta Redonda tem uma localização que permite essa integração. E isso vai trazer resultados positivos também na economia da cidade”, explicou Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *