Volta Redonda realiza troca de experiências de sucesso entre professores
1 de junho de 2019
Clínica de Hemodiálise de Barra Mansa começa a funcionar
1 de junho de 2019


Resende inicia obras de reforma da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos

Local será totalmente renovado para se tornar um novo ponto turístico na região

Uma antiga reivindicação da população de Engenheiro Passos está prestes a ser atendida, após muitos anos de espera. Na próxima semana, as obras de reforma e revitalização da antiga Estação Ferroviária de Engenheiro Passos serão iniciadas, criando um novo ponto turístico para o distrito. A intervenção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público Federal, o Iphan-RJ (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a empresa de logística MRS e a Secretaria de Estado de Transportes.

Em 2018, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, assumindo o compromisso de reformar o local. Inicialmente, a intervenção estava prevista para acontecer no galpão, que fica localizado ao lado da estação do Trenzinho. No entanto, a localização do galpão se tornou um problema, já que ele fica entre os trilhos, o que inviabiliza a utilização do espaço.

Com o TAC, a reforma foi transferida para a estação abandonada de Engenheiro Passos, que fica na beira da Dutra e vai poder ser utilizada como um local para oferecer artesanato, produtos locais, além de uma estrutura para estacionamento. Apesar da reforma geral, toda a arquitetura do ponto turístico será preservada conforme o modelo original.

Na tarde desta sexta-feira, dia 31 de maio, uma vistoria preliminar às obras foi efetuada e contou com a presença do secretário de estado de Transporte, Delmo Pinho, do Secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo, Tiago Diniz e do prefeito Diogo Balieiro Diniz. O encontrou significou o pontapé inicial pra a realização das obras.

– É uma situação que se arrastava há anos e a atual gestão se comprometeu a resolver. Já na próxima semana as obras serão iniciadas e em breve teremos um novo ponto turístico para a região, que irá beneficiar tanto os moradores de Engenheiro Passos, quanto nosso município em gera – disse o prefeito.

De acordo com as frentes envolvidas na intervenção, a Estação Ferroviária de Engenheiro Passos totalmente reformada e novinha em folha será entregue à população no primeiro semestre de 2020.

História e Importância

Inaugurada há quase um século e meio, em 1873, a estação teve como primeiro nome “Estação de Boa Vista”. Através de uma homenagem ao diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil e ex-prefeito do Rio de Janeiro, o engenheiro Francisco Pereira Passos, a estação ganhou um novo nome, consolidado até hoje.

Em seus primeiros anos de funcionamento, foi uma estação de grande importância para a região, uma vez que nela se concentrava o escoamento de matérias primas, como café, fumo e cereais para os polos exportadores (Rio de Janeiro e São Paulo). A estação é a última do ramal em território fluminense e está a aproximadamente três quilômetros do estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *