Furtado cobra projeto de readequação para entrada do Santo Agostinho
6 de junho de 2019
Polícia Militar prende suspeito de tráfico no bairro Ano Bom
6 de junho de 2019

Revelação de Quatis tem a missão de levar América à Primeira Divisão

Renato vai comandar time pelo campeonato da 2ª divisão

Nascido há 55 anos em Quatis, o atacante Renato Carioca estreia neste sábado, 08, no comando técnico do América Futebol Clube. O América jogará às 15 horas, em Itaboraí, com o Gonçalense, pela segunda rodada do campeonato da série B1 (antiga segunda divisão do futebol profissional do estado do Rio de Janeiro). O nome de Renato Carioca como novo treinador da equipe foi confirmado esta semana pela diretoria do clube. Ele substitui o técnico Luizinho Lemos, ex-atacante do time, que faleceu no domingo, 02, em razão de complicações de um infarto.

Na foto, Renato Carioca é o primeiro agachado, da esquerda para a direita, quando jogava no América. Em pé, Valdir Peres, goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982.

– É motivo de muita alegria saber que um atleta nascido em nossa cidade se destaca mais uma vez no cenário do esporte no estado, elevando dessa maneira o nome de Quatis. Renato Carioca começou a jogar ainda criança em nosso Município. Hoje, temos escolinhas de futebol coordenadas pela prefeitura e sempre trabalhamos no sentido de revelar novos craques para o esporte – disse o prefeito Bruno de Souza (MDB), manifestando os seus votos de “pleno êxito” ao novo técnico do América Futebol Clube.

Revelado nas divisões de base do Quatis Futebol Clube, em cujo campo, no Centro da cidade, acontece atualmente o campeonato amador de futebol promovido pela prefeitura, Laércio da Silva Vieira Canil se transferiu na década de 1980 para o América Futebol Clube, onde se profissionalizou e jogou até 1988. As semelhanças físicas com o avô Renato o fez adotar este nome na carreira enquanto jogador futebol. Em Quatis, ele estudou no antigo Ginásio Roberto da Silva (atual Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias e o Colégio estadual Américo Pimenta, ambos localizados no Centro da cidade).

Depois do América, Renato Carioca se transferiu para o Flamengo. A carreira do jogador destaca passagens também pelo Fluminense, Botafogo, Servette (Suíça), Emelec (Equador) e seleção brasileira de juniores, entre outros times. Entre os títulos que conquistou no futebol profissional estão os de campeão do campeonato carioca pelo Fluminense e Botafogo, em 1990 e 1997, respectivamente; campeão suíço quando jogava no Servette e campeão do Equador, pela equipe do Emelec, além da Taça Guabanara (1989 e 1991), campeão sul americado sub19 com a seleção brasileira, Taça Rio (1990, quando jogava no Fluminense).

O campeonato carioca da série B1 é disputado por 18 times, divididos em duas chaves com nove equipes, cada. O América, time cujo técnico agora é Renato Carioca, está na chave A, da qual fazem parte também os seguintes times: Audax, Olaria, Gonçalense, Goytacaz, Artsul, Sampaio Correa, Nova Cidade, São Gonçalo e o Esporte Clube Angra dos Reis. Os quatro primeiros colocados do campeonato se classificarão para a divisão principal na temporada de 2020.

Foto : Renato Carioca (primeira, da esquerda para a direita, agachado, no time do América, na década de 1980).

Compartilhe

1 Comentário

  1. Nilton Carlos Rodrigues disse:

    Grande Laércio Vieira Canil. Sou Nilton Carlos, sobrinho do lateral esquerdo Coronel, de Quatis – RJ, deve fazer uns 10 anos que não o vejo, mas sempre acompanhei toda sua trajetória de vida, joguei com seu tio, Sebastião Alves Canil e fomos campeão pelo Quatis. Muito me orgulho de ter visto seu início no América onde fui diversas vezes, onde tinha Cleo, Moreno, Luizinho,…… e com orgulho digo que você é um vencedor e com certeza irá vencer mais essa etapa de sua vida e com certeza colherá bons frutos e muito sucesso, estarei ao longe torcendo pelo retorno do América ao lugar que lhe é devido que é a primeira divisão não só do carioca, mas do Brasileiro. Parabéns e sucesso rapaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *