Furban investe R$ 150 mil na recuperação de 14 servidões no Morro da Conquista, Santo Agostinho
7 de junho de 2019
Roda de conversa sobre memória de Pinheiral acontece no próximo sábado
7 de junho de 2019


Hospital de Emergência de Resende avança com aquisição de aparelho de videolaringoscopia

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori ganhou um importante aliado para o procedimento emergencial de intubação traqueal: o aparelho de videolaringoscopia. Com a nova aquisição, a Prefeitura de Resende conquista mais um serviço de referência para o município. O equipamento é pioneiro na unidade hospitalar e já está preparado para uso em possíveis casos de emergência, no centro cirúrgico. O procedimento com videolaringoscopia é realizado em situações de difícil acesso às vias aéreas, com objetivo de salvar vidas.

O aparelho de videolaringoscopia é de uso restrito, ou seja, direcionado para atendimentos críticos. Foi adquirido por meio de recurso de emenda federal, avaliado em R$ 32 mil. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o novo equipamento permite maior precisão na hora de intubar o paciente, além de dar mais segurança e agilidade nos procedimentos com anestesia.

— O equipamento é fundamental para socorrer pacientes em situações emergenciais, quando o especialista não consegue ter uma visão mais nítida, utilizando instrumentos convencionais, para a intubação na traqueia do paciente anestesiado. Este aparelho de videolaringoscopia não é destinado para uso rotineiro e sim serve para casos mais específicos, podendo salvar vidas. O novo aparelho será utilizado por especialistas, tais como anestesistas e intensivistas, de forma excepcional, para a colocação de tubo no paciente. O hospital não possuía este equipamento e, agora, está compondo este kit para acesso às vias aéreas difíceis, com uma parte de suma importância – esclareceu, lembrando que o Hospital de Emergência contabiliza uma média de 100 cirurgias por mês.

O Hospital Municipal de Emergência, inaugurado em 1994, é referência em casos de emergência no Sul do Estado do Rio, tendo em média nove mil atendimentos mensalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *