Prefeito Samuca Silva se reúne com presidente do CREF-RJ
10 de junho de 2019
Servidores municipais participam de palestra
10 de junho de 2019


Idosos de Quatis fazem um passeio  pela História de Bananal

Ao participar na sexta-feira, dia 07, do passeio de idosos atendidos pelo “Programa Ativa Idade”, ao município histórico de Bananal, no estado de São Paulo, o prefeito Bruno de Souza (MDB) atualizou as informações relacionadas ao projeto. O “Ativa Idade” é realizado pela Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Segundo ele, atualmente 85 moradores de Quatis com mais de 60 anos são atendidos em três polos do programa, dois deles situados na área urbana e o outro na zona rural.

Os núcleos instalados no ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora do Rosário e na quadra poliesportiva do bairro Mirandópolis reúnem, atualmente, 40 e 30 idosos, respectivamente. Já o polo que começou a funcionar recentemente no distrito de Falcão, na zona rural, tem até agora 15 idosos. As atividades no ginásio acontecem às terças e quintas-feiras, sendo que na quadra do Mirandópolis o projeto é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras. Em Falcão, os dias de realização do “Ativa Idade” são quartas e sextas-feiras. Nos três locais, os exercícios de ginástica ocorrem no mesmo horário, ou seja, de 7h30m às 8h30m.

– Fiz questão de participar do passeio à cidade histórica de Bananal para confirmar novamente o quanto as ações voltadas ao segmento da terceira idade estão entre as prioridades da nossa administração. No que depender do nosso governo, o “Programa Ativa Idade” continuará recebendo todo o apoio possível no sentido de reconhecer a importância dos idosos ao dia a dia do Município de Quatis – declarou o prefeito, lembrando que também participou, em dezembro, do passeio promovido pelo mesmo programa, ao município de Vassouras, no sul fluminense.

Com a participação de 44 idosos, o passeio de sexta-feira passada a Bananal teve ainda as presenças do secretário municipal de Governo, Adriana Palma Veras; do diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura de Quatis, Willian Vilela; das professoras de Educação Física Hilda Viana e Fernanda Pinheiro, além do assessor municipal Marcos Vinícius de Souza. O diretor de Esportes adiantou que o próximo evento para os membros do Programa Ativa Idade será a festa junina, cuja realização acontecerá na segunda quinzena de julho, na Feira da Roça, a exemplo do que vem ocorrendo nos anos anteriores.

Em Bananal, o grupo de Quatis conheceu algumas das construções históricas daquela cidade, entre elas a Fazenda Resgatinho e a Fazenda Boa Vista. A Fazenda Resgatinho produz uma cachaça artesanal, de maneira orgânica e acondicionada em barris vindos de Portugal. Trata-se de uma das mais antigas propriedades rurais da região. Por sua vez, a Fazenda Boa Vista foi cenário para novelas de época da TV Globo, entre elas, “Sinhá Moça”, “Cabocla” e “Um Só Coração”.

Os idosos estiveram também na estação ferroviária de Bananal, cuja fundação remonta ao século XIX, e que nos dias de hoje se destaca como um dos pontos mais concorridos de visitação pelos turistas. Nesta estação se encontra a locomotiva Maria Teresa, outro atrativo da cidade. A igreja matriz de Bom Jesus do Livramento, no Centro de Bananal, também esteve no roteiro do passeio promovido pela Prefeitura de Quatis para os idosos do “Programa Ativa Idade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *