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Prefeitura Mais Presente descentraliza serviço público em Volta Redonda

Município terá oito unidades do projeto até junho de 2020; edições itinerantes vão continuar e a próxima será 14 de setembro, no bairro Roma I

Aproximar o serviço público da população, facilitando o acesso, é o principal objetivo do projeto Prefeitura Mais Presente, criado em maio de 2018 pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. Hoje, o projeto contabiliza cinco edições itinerantes (São Luiz, Vila Brasília, Santo Agostinho/Volta Grande, Santa Cruz e Conforto) e duas unidades fixas: uma no Jardim Ponte Alta e outra no Mariana Torres, que juntas atendem a um público estimado de 40 mil pessoas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O prefeito Samuca explicou que a implantação das unidades fixas do Prefeitura Mais Presente surgiu por conta da grande procura pelos serviços públicos oferecidos na programação itinerante do projeto. “O Prefeitura Mais Presente concretizou uma redefinição das ações dos CRAS (Centros de Referência à Assistência Social), ampliando a oferta de serviços. O projeto abriga toda estrutura da prefeitura”, contou Samuca, lembrando que esse reordenamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Ele acrescentou que é dever do poder público garantir o acesso da população aos serviços. “Temos levar o serviço público até a população, facilitar o acesso, evitar que os moradores tenham que se deslocar até o centro para resolver qualquer problema”, afirmou o prefeito.

E o projeto deu tão certo, que foi imediatamente abraçado e aprovado pelos moradores das áreas de abrangência das duas primeiras unidades. O governo municipal já programou a implantação de mais seis sedes do Prefeitura Mais Presente até o mês de junho de 2020. O Ilha Parque ganha uma unidade no próximo dia 27 de setembro e o Siderópolis no dia 14 de novembro. Os bairros beneficiados em 2020 serão o Volta Grande, Aero Clube, Coqueiros e São Luiz.

Em novembro de 2018, o município ganhou a primeira unidade fixa do Prefeitura Mais Presente. A sede do projeto fica na Rua D, nº 155, no Jardim Ponte Alta. O público-alvo é formado por moradores da comunidade, abrangendo os bairros 249, Cajueiro, São Lucas, 208, São Carlos, Eucaliptal, Conforto, Jardim Europa, Minerlândia e São Cristóvão. A segunda unidade do projeto foi implantada em julho deste ano na Rua D, s/nº, no bairro Mariana Torres, e também vai atender os moradores do Vila Brasília, Belo Horizonte, Verde Vale e Fazendinha.

A auxiliar Administrativa da unidade do Jardim Ponte Alta, Eliane Santo Valério, contou que as aulas de informática e violão, os pedidos por serviços da Secretaria Municipal de Infraestrutura e a impressão de resultado de exames estão entre os campeões de solicitações na comunidade. “Hoje, cerca de cem pessoas procuram a unidade pessoalmente por mês e ainda fazemos atendimento pelo telefone”, disse Eliane, explicando que esse número é crescente, “pois a cada visita apresentamos os serviços oferecidos pelo projeto e pedimos para que divulguem na comunidade”.

Os vizinhos Carlezon Campanha de Andrade e Joaquim Avelino Filho, que moram no Jardim Ponte Alta há mais de 30 anos, frequentam a unidade por motivos diferentes. Carlezon faz aulas de informática e violão. “Venho a pé, e faço as atividades para me manter atualizado”. Joaquim, por sua vez, usa serviços como impressão de resultado de exames de saúde e busca orientações sobre quando a prefeitura começa a receber os pedidos de 50% de desconto no IPTU para aposentados, por exemplo. “Também solicitei poda de árvore e fui prontamente atendido”, comemorou.

Marlene Santos dos Reis é moradora do Eucaliptal, bairro de abrangência da unidade. “Trago minhas netas para as aulas de informática”, disse. O casal José Maria e Maria das Graças Teodoro moram no Minerlândia, mas também usam o Prefeitura Mais Presente. “Usamos serviços variados, mas hoje buscamos informações sobre o cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais)”, contou José Maria.

As irmãs Rosângela e Rosane Juvêncio, mães de Aylla, de dois anos, e Raphaella, de cinco meses, respectivamente, chegaram de Natal (RN) há menos de um ano e se sentiram acolhidas pelo projeto. “Viemos para a cidade, pois foi aqui que nossos maridos conseguiram emprego. E foi nesse projeto que tivemos apoio e conseguimos acesso ao serviço público”, afirmou Rosângela.

A coordenadora do Prefeitura Mais Presente, Cláudia Dornelas, reforça que as unidades fixas do projeto a cada dia são mais usadas pela população da área de abrangência. Mas ressalta que as edições itinerantes vão continuar. “O próximo Prefeitura Mais Presente Perto de Você está marcado para o dia 14 de setembro (sábado), na Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros, na Rua Baobá, nº 215, da 8h às 17h”, informou, lembrando que outra edição já está prevista para o bairro Três Poços, em dezembro próximo.

A área de abrangência do evento, no Roma, inclui ainda os bairros Parque das Garças, Nova Roma, Nova Roma II, Roma Nápolis, Glebas, São Francisco, Roma Nápolis Vila Alta e Rio das Flores. Entre os serviços oferecidos estão exames e carteirinha para o Parque Aquático Municipal; cadastro de artesãos e currículos; vacinação e consultas médicas; abertura de cadastro para MEI (Microempreendedor Individual); corte de cabelo gratuito; doação de mudas; solicitação de podas e plantio de árvores; e emissão de segunda via de IPTU e contas do Saae-VR.

Já as unidades fixas do Prefeitura Mais Presente reúnem em um só lugar toda a estrutura da prefeitura. Os moradores podem, por exemplo, solicitar caçambas, manutenção da iluminação pública, recolher animais mortos em vias públicas e residências. Também é possível retirar a segunda via da guia do IPTU ou de contas do Saae-VR, consultar pagamento do IPTU e outros impostos; imprimir resultado de exames de saúde, solicitar inclusão no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Os moradores podem ainda pedir corte ou poda de árvores, denunciar danos ambientais ou maus tratos a animais, agendar visita monitorada no Zoológico Municipal de Volta Redonda ou no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá. Abrir uma solicitação de serviço público pelo Fiscaliza VR ou acessar informações no Portal de Transparência do município, solicitar cartão para estacionamento para idosos ou pessoas com deficiência.

Outras opções são consultar os procedimentos de licitação da prefeitura, acionar serviços de ouvidoria do Hospital São João Batista       (HSJB), fazer inscrição para Universidade Popular (UniPOP), participar da Chamada Escolar, além de emitir Certidão Negativa de Débito de Imóvel.

As unidades ainda atuam como ponte entre o cidadão e outros serviços fazendo agendamento no Detran, inscrições para concursos e agendamento para perícia no INSS. E o local ainda é utilizado como espaço de convivência para grupos de idosos e é local de aulas de artes cênicas e violão.

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